Pesquisa e Inovação

PPGEdu planeja qualificação de periódico do programa

21/08/2019

14:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Qualificar formas de acesso ao conhecimento produzido no cenário educacional nacional e internacional foi uma das razões que motivou docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF a se reunirem. Editor chefe, editores associados e discentes bolsistas da Capes do Programa dialogaram sobre os rumos da Revista Espaço Pedagógico, periódico do PPGEdu que está avaliado com estrato B1 no Qualis periódicos da Capes no quadriênio 2013-2016.

A Revista Espaço Pedagógico é uma publicação científica do Programa e da Faculdade de Educação (Faed), apresentada em versão on-line, com periodicidade quadrimestral, respectivamente, nos meses de janeiro, maio e setembro. O espaço publica trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da educação.

De acordo com a equipe que esteve reunida, as metas para o quadriênio 2017-2020 em relação ao periódico contemplam elevar o estrato para A3, de acordo com os novos critérios definidos para a área de Educação da Capes. Para tanto, o grupo envolvido na gestão e na organização do periódico firmou, entre outros, o propósito de organizar o periódico, nos próximos meses, para a indexação na base de dados Educ@. A plataforma Educ@ utiliza a metodologia Scientific Electronic Library Online (SciELO) e inclui, ainda, critérios de avaliação de revistas baseados nos padrões internacionais de comunicação científica.

De acordo com a professora Dra. Renata Maraschin, que cursa estágio Pós-Doutoral no PPGEdu, o envolvimento no auxílio aos processos de gestão e organização de um periódico contribui muito para a ampliação do conhecimento relativo aos processos constitutivos da pesquisa. “O trabalho conjunto agrega maior experiência no que se refere aos modos de divulgação do conhecimento produzido no âmbito da Educação, constituindo-se em experiência formativa de primeira grandeza”, destacou.

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