Pesquisa e Inovação

Pesquisador mexicano realiza instância acadêmica no PPGEdu

16/03/2020

10:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o forte propósito de consolidar e ampliar seu processo de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) tem realizado um conjunto de ações no sentido de fortalecer os convênios internacionais existentes e buscar a criação de novos convênios com outras universidades. As atividades também visam inserir o PPGEdu em redes internacionais de pesquisa, integrar novos grupos de pesquisa vinculados a instituições estrangeiras e produzir artigos e capítulos de livros em parceria com pesquisadores dos grupos e instituições conveniadas.

Um dos convênios perenes do PPGEdu se dá com a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Iniciado em 2010, tem resultado num intenso processo de produção acadêmica e num produtivo intercâmbio de estudantes e pesquisadores. O representante do Convênio da UAEMéx, Dr. Aristeo Santos López, realiza instâncias anuais no PPGEdu. Na quinta-feira, 12 de março, ele realizou uma reunião de trabalho com o coordenador do PPGEdu, Dr. Altair Alberto Fávero, tendo como pauta uma discussão da produção a ser publicada na coletânea “Leituras sobre Educação e Neoliberalismo”, organizada pelos Dr. Altair Alberto Fávero e Dra. Carina Tonieto e pelo doutorando Evandro Consaltér. 

A coletânea já foi enviada à Editora CRV de Curitiba e conta com apoio do Grupo de Estudos Docência Universitária e Políticas Públicas (GEPES/UPF), da Capes e da Rede Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Repes). Nesta coletânea, será publicado o capítulo “Con rebajas y a precio de costo, la educación superior como consumo: expresiones de un cotidiano universitario”, de autoria de Aristeo Santos López e Marisa Fátima Roman. A previsão de publicação é para maio de 2020.

Também está prevista uma produção a ser publicada na coletânea “Avaliação do ensino superior: perspectivas internas, externas e de gestão”, volume 5, organizada pelos Dr. Altair Alberto Fávero e Dra. Gionara Tauchen. A coletânea vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho Universidades e Políticas Públicas de Educação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO 2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao GEPES. Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas universidades do Brasil, México e Angola. Na coletânea, estará publicado o capítulo “Desesperos y realidades para alcanzar la calidad en posgrado con énfasis en la investigación”, de autoria de Aristeo Santos López, Marisa Fátima Roman e Tania Morales Reynoso. A previsão de publicação é para abril de 2020.

Ainda está prevista para 2020 a publicação do artigo “Ver, escuchar, callar y reenviar, prácticas organizacionales universitarias: la corrupción vista por académicos uaemex”, que terá por autoria o Dr. Aristeo Santos López, o Dr. Altair Alberto Fávero e a Dra. Marisa Fátima Roman, que será submetido a um periódico internacional.