Pesquisa e Inovação

O desenvolvimento infantil a partir da educação e da psicanálise

25/10/2019

17:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Evento realizado na UPF reuniu profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/ UPF), em parceria com o projeto Associação Científica de Psicanálise de Passo Fundo, deu início, na tarde desta sexta-feira, dia 25 de outubro, ao II Seminário de Atenção ao Desenvolvimento Humano Precoce e ao I Encontro da Rede Bebê Regional de Passo Fundo. A programação iniciou com o ciclo de conferências Desenvolvimento Humano Precoce: pesquisa e formação, realizado no auditório da Biblioteca Central, Campus I da UPF, com a presença de profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde. 

O Seminário tem como objetivo estudar a estruturação psíquica precoce do ser humano e a detecção do sofrimento psíquico na primeira infância, a partir da convicção de que a infância é o tempo no qual a estrutura psíquica não está decidida e em que crescem de importância e significado as operações de detecção precoce a serem realizadas pelos profissionais que têm a seu encargo os pequenos. O evento antecede o Encontro Nacional da Rede Bebê, que ocorrerá no próximo ano na UPF. 

Na abertura do evento, o coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Fávero, destacou a importância da parceria entre o Programa e a Associação Científica de Psicanálise. De acordo com ele, essas parcerias mostram a riqueza que pode representar para a educação quando ela consegue ultrapassar suas fronteiras estritas de campo científico e avançar na direção de outros campos de investigação. “Quando nós vemos uma plateia cheia, isso mostra um interesse regional para que a gente possa avançar nessa direção. Essas iniciativas são importantes para podermos selar compromissos e, ao mesmo tempo, abrir novos campos de investigação. Eu diria que uma sociedade que não cuida dos seus bebês é também uma sociedade que não cuida da educação”, pontuou. 

Com 23 anos de existência e já tendo formado mais de 500 mestres e mais de 30 doutores, o  Programa se consolida como uma referência na região. “Desejo vida longa e vida produtiva a essa parceria porque parcerias como essa podem abrir novos e produtivos horizontes em múltiplas direções, como produção de conhecimento, cruzamento de perspectivas, socialização de experiências e saberes, inserção social e a construção de futuros projetos de investigação”, completou o professor. 

Conferências
A primeira conferência da tarde foi realizada com as psicólogas e psicanalistas professora Dra. Julieta Jerusalinsky e professora Dra. Maribel Salles, com o tema “Pesquisa em psicanálise e detecção precoce de risco psíquico atrelado ao acompanhamento do desenvolvimento infantil”.  

Na oportunidade, elas apresentaram dados e o processo de construção da pesquisa Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) realizada a partir de uma demanda do Ministério da Saúde, que solicitava a definição de "indicadores psíquicos" para inclusão no manual de crescimento e de desenvolvimento da criança, o qual orienta o trabalho dos pediatras da rede de saúde pública brasileira. 

De acordo com a professora Julieta, esse diálogo e essa prática sobre psicanálise, pesquisa, educação e saúde tem a ver com pensar uma psicanálise implicada com o sofrimento do sujeito do seu tempo e implicada em como produzir efeitos na política pública que tornem o futuro das crianças mais promissor. Além da conferência, a tarde também teve apresentação de pesquisas realizadas no PPGEdu na área da infância. 

A programação segue na noite desta sexta-feira e encerra no sábado, dia 26 de outubro.