Pesquisa e Inovação

Grupo de Pesquisa vinculado ao PPGEdu realiza aula inaugural

16/03/2022

10:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O debate teve como ponto central o tema “Ascese filosófica e transformação de si”

O Grupo de Pesquisa Formação Humana, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, deu início oficialmente às atividades letivas. A aula inaugural ocorreu na última quinta-feira, dia 10, de forma remota. O tema escolhido para o encontro foi “Ascese filosófica e transformação de si”.

Coordenado pelo professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco, o Grupo Formação Humana teve início em 2014, como desdobramento do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE), vinculado à linha de pesquisa Fundamentos da Educação, do PPGEdu. O grupo se dedica a investigar temas relativos à formação humana em articulação com outros temas educacionais, como escola, ensino, democracia e relação professor-aluno. 

A aula inaugural teve como conferencista o professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco, e como debatedores os professores Dra. Betina Schuler, pós-doutorada em Educação, docente da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital, e Dr. Angelo Vitório Cenci, docente regular da linha de pesquisa Fundamentos da Educação (PPGEdu-UPF). 

O momento contou ainda com a coordenação da pós-doutoranda Renata Maraschin, bolsista CAPES-PNPD/PPGEdu-UPF. O professor Dr. Altair Alberto Fávero, coordenador do PPGEdu-UPF, que também esteve presente no encontro, acolheu os participantes, mestrandos, doutorandos e graduandos de iniciação científica, ressaltando a importância dos grupos de pesquisa para a formação de bons pesquisadores e professores.