Pesquisa e Inovação

Gepes promove conferência com pesquisador argentino

23/06/2021

09:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Dando continuidade à programação alusiva aos 10 anos do Grupo, na tarde de sexta-feira, 18 de junho, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), recebeu o pesquisador argentino, professor Dr. Jorge Gorostiaga, que é presidente da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (Relepe). Na ocasião, o convidado ministrou a conferência "La Cartografía social e la investigación sobre política educativa", momento em que abordou a cartografia social como um exemplo de metodologia que tem sido usada em algumas pesquisas sobre educação comparada.

O mapeamento de perspectivas que esta abordagem propõe contribui para a compreensão da profusão e inter-relação de pontos de vista, que ocorrem em diferentes níveis da realidade educacional, a partir das abordagens epistemológica, teórica e ideológica de uma comunidade acadêmica, passando pelos posicionamentos das políticas públicas às práticas institucionais e em sala de aula. Para Gorostiaga, no âmbito das políticas educativas, a cartografia social, através do seu caráter eminentemente interpretativo, oferece ferramentas para a construção de representações provisórias que dão conta da multiplicidade e de abrir o diálogo entre perspectivas diversas.

A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Gepes e contou com a participação e interação dos membros do Grupo, bem como de estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e egressos do PPGEdu. Também prestigiaram a atividade estudantes, professores e pesquisadores de outros estados brasileiros e de diversos países latino-americanos, membros da Relepe.

Para o coordenador do Gepes, professor Dr. Altair Alberto Fávero, a atividade fortalece o conjunto de convênios e parcerias do PPGEdu com instituições de outros países, fomentando o diálogo interinstitucional, a troca de experiências e a qualificação dos processos formativos. A rede de estudos presidida por Gorostiaga também conta com representantes do Gepes, que desde 2015 estão inseridos neste diálogo propositivo a partir dos estudos teóricos e epistemológicos em políticas educativas.
 
A conferência do professor Dr. Jorge Gorostiaga pode ser acessada na íntegra no canal do Youtube do Gepes/UPF.