Internacionalização

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Assessoria Internacional, mantém Convênios de Cooperação com diferentes instituições possibilitando a troca de experiência, conhecimento e a realização de trabalhos conjuntos, tanto na área de graduação, quanto na pós-graduação. Mais de 70 Convênios estão disponíveis para a comunidade acadêmica:
https://www.upf.br/internacional/convenios 

O PPGEdu, por sua vez, ciente da importância de estreitar laços interinstitucionais para a qualificação, amadurecimento e consolidação das pesquisas desenvolvidas, estabelece relações de internacionalização por meio de Convênios de Cooperação com universidades estrangeiras, oportunizando a mobilidade de discentes e docentes, o desenvolvimento de pesquisas, a parceria em publicações, a colaboração em grupos e projetos de pesquisa e a participação conjunta em disciplinas. 

Dentre os convênios firmados entre o programa e instituições estrangeiras e ativos na última quadrienal, assume relevância os seguintes:


Universidade Kassel, Alemanha
 

Primeiro convênio do programa e da própria UPF e em vigência desde 2001, o convênio é coordenado pelos professores Dr. Claudio Dalbosco (UPF) e Dr. Dirk Stederoth (UniKassel), envolvendo atividades na Linha de Fundamentos da Educação no PPGEdu. Esse convênio se caracteriza pela aproximação intensa entre os programas de Educação das duas instituições, embora sua ampliação enfrente obstáculos devido ao idioma. Por conta do convênio são realizados eventos no Brasil e na Alemanha; produzidas publicações com participação dos pesquisadores das duas instituições, como tem sido as coletâneas e os dossiês na Revista Educação & Sociedade e na Revista Espaço Pedagógico; oportunizado mobilidade de docentes e discentes, como a presença dos professores Dr. Dirk Stederoth, Dr. Hans-Georg Flickinger e Dr. Heinz Eidam na UPF e dos professores Dr. Claudio Dalbosco e Edison Casagranda na UniKassel, bem como do doutorando Marcelo Noli que realizou doutorado sanduíche em 2024 na UniKassel, sob supervisão do  Dr. Dirk Stederoth.
Um dos destaques do convênio está na participação dos docentes da UniKassel na organização das edições do Colóquio Internacional sobre Bildung, realizado em 2021, 2023 e 2024 no PPGEdu e que tem contado com a participação além dos professores acima referidos, também com a presença do prof. Dr. Jean Grondin (Universidade de Montreal, Canadá), especialista no diálogo entre hermenêutica e formação (educação). 
Ainda no que envolve o convênio destacamos o título de Doutor Honoris Causa concedido pela UPF ao Dr.  Hans-Georg Flickinger e o colóquio internacional realizado em 2023, bem como a publicação de uma coletânea em sua homenagem em 2024 - Festschrift a Hans-Georg Flickinger, em coedição entre a UPF Editora e a Editora Fênix.
 

Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina
 

O convênio com a Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA), Tandil, Argentina, assinado em 2010, envolve também a UNICAMP/Campinas. Coordenam esse convênio os professores Dr. Pedro Goergen (UNICAMP), Dra. Margarita Sgró (UNCPBA) e Dr. Ângelo Cenci (UPF). O convênio envolve os docentes da linha de pesquisa Fundamentos da Educação. No convênio com a UNCPBA destacamos a mobilidade discente e docente, especialmente do professor Dr. Angelo Cenci na Argentina e da professora Dra. Margarita Sgró no PPGEdu, bem como o doutorado sanduíche realizado pela doutoranda Luciana Rizzi em 2023 com supervisão da profa. Margarita Sgró; a realização de evento em parceria entre as duas instituições  como tem sido as edições do Colóquio Binacional Brasil-Argentina: educación, estado y democracia, intercalando o local de realização (Tandil e Passo Fundo); na produção científica assume relevância no convênio com a UNCPBA, a elaboração de uma coletânea em 2023, decorrência do evento realizado em Tandil e associado ao convênio, III Colóquio Binacional Brasil-Argentina: educación, estado y democracia.
 

Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia
 

Embora o convênio seja recente, assinado em 2023, as professoras Cleci Werner da Rosa e a Diana Parga mantêm atividades de pesquisa há mais tempo. Em 2024 o prof. Claudio A. Dalbosco participou de evento na UPN, proferindo conferência e, também, exercendo consultoria ao colegiado do curso de pedagogia daquela instituição. Em 2025, os professores Claudio A. Dalbosco e Cleci Werner da Rosa, participaram, juntamente com um grupo de 6 doutorandos do PPGEDU/UPF do Primer Congreso Internacional sobre Formación Doctoral en Educación. O prof. Dalbosco além de proferir a conferência inaugural do referido evento, também   participou de mesas das ponencias e do diálogo com coordenadores dos doutorados sobre o tema “Educación Superior y los Desafíos de la Formación para la ciudadanía democrática”. Todos os demais componentes da missão internacional apresentaram trabalho no referido evento.
O convênio prevê várias ações de continuidade para os próximos anos, destacando-se, entre elas, a participação em duas mesas dos professores David Rubio Gaviria, Oscar Espinel e Diana Parga na VI Meduc, evento organizado pelos alunos do PPGEDU/UPF. Além disso, destaca-se também a participação do professor da UPN Carlos Ernesto Noguera-Ramírez na banca de qualificação da doutoranda Eunice Gomes da Silva.
 

Universidad Pedagógica y Tecnológica da Colômbia
 

Embora o convênio tenha sido assinado em 2025, as ações iniciaram ainda em 2024, com a presença do prof. Claudio A. Dalbosco na UPTC (Tunja), na qual proferiu um curso compacto de 24 horas para alunos do Doutorando em Pedagogia e Didática da UPTC. Além disso, o prof. Dalbosco também proferiu uma conferência para a Rede Estadual de Educação da Província de Boyacá, na qual participaram cerca de 700 professores presenciais e mais de 4 mil professores online. Além disso, também proferiu palestra sobre o estatuto da pedagogia para o colegiado de professores do doutorado em Pedagogia e Didática e manteve  diálogo com o colegiado de professores do curso de graduação de psicopedagogia da UPTC. As ações se intensificaram durante o ano de 2025, quando os professores Claudio A. Dalbosco, Cleci Werner da Rosa, Miguel da Silva Rossetto e o Pró-Reitor Acadêmico da UPF, prof. Edison A. Casagranda, fizeram uma missão internacional na UPTC, desenvolvendo várias atividades durante a primeira semana de junho. Na sequência, durante o mês de julho, os professores Oscar Polido, Rafael E. B. Bonilla e Maria Teresa S. Vacca, acompanhado de um grupo de 6 doutorandos desenvolveram várias atividades de ensino e pesquisa no PPGEDU da UPF. Como continuidade do convênio prevê-se a mobilidade docente e discente, a realização de eventos e a publicação em conjunto.
 

Universidad de Sevilla, España
 

O convênio com a Universidade de Sevilla, Espanha, foi assinado em 2020 e as atividades vinculadas ao PPGEdu iniciaram em 2021, especialmente por conta da realização do doutorado sanduíche de Camila Boszko com supervisão do Dr. Rafael Porlán e coorientação da Dra. Gabriela Catani Delord. O convênio estabelecido pela Linha de Processos Educativos e Linguagem, tem sido coordenado pela professora Dra. Cleci Werner da Rosa no contexto do PPGEdu e pela Dra. Gabriela Catani Delord na Universidad de Sevilla. As atividades envolvem participação em projetos de pesquisa desenvolvidos pelas duas instituições, publicações em conjunto, especialmente artigos científicos e mobilidade docente e discente.
 

Universidad de Alcalá Henares, España
 

O convênio com a Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, data do ano de 2014 e tem as atividades coordenadas pela Linha de Processos Educativo e Linguagem, mais especificamente pela professora Dra. Cleci Werner da Rosa no âmbito do PPGEdu e pelo Dr. José Otero na UAH. As atividades têm sido desenvolvidas por meio de produções científicas na forma de artigos e capítulos de livros, com destaque para o artigo publicado em 2018 no International Journal of Science Education - “Influence of source credibility on students’ noticing and assessing comprehension obstacles in science texts”; mobilidade docente entre os pesquisadores professor Dr. José Otero na UPF e a professora Dra. Cleci Werner da Rosa na UAH em diversas oportunidades; e participação/organização de eventos como o Encontro Nacional sobre Metacognição, realizado em 2021 no Brasil.
 


Universidad Autónoma del Estado de México

O convênio marco com a UAEM é datado de 2008 e tem na coordenação o prof. Altair Fávero (UPF) e o prof. Aristeo Santos Lópes (UAEM), envolvendo um grupo de pesquisadores do México. As atividades entre as duas instituições, particularmente por conta do GEPES tem sido intensas e de diferente natureza, dentre as quais temos participação no grupo de pesquisa vinculado ao PPGEdu – GEPES; conferências em eventos vinculados as duas instituições; produções científicas na forma de artigos e capítulos de livros em coletâneas; participação em bancas de trabalhos de conclusão; atividades de coorientação; palestras em atividades no PPGEdu e na UAEM; avaliações de coletâneas; mobilidade docentes e discente. O prof. Dr. Aristeo Santos Lópes e a Dra. Marisa Fátima Roman da UAEM tem participado de atividades presenciais no PPGEdu e o prof. Dr. Altair A. Favero, Profa. Dra. Carina Tonieto e a doutoranda Caroline Simor Bellenzier realizarão atividades no mês de junho junto a UAEM, por conta de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.

Além dos Convênios de Cooperação mencionados, o PPGEdu mantém outros com diversas instituições, a saber:

Universidad de Vigo 
Universidad de Burgos
Universidad de Buenos Aires 
Universidade do Porto
Universidad Tres de Febrero

 
Ainda no contexto da internacionalização, destaca-se as redes de pesquisa que os docentes participam e com quem mantém parcerias de pesquisa e produção científica:

Red de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias

O PPGEdu por meio da profa. Dra. Cleci Werner da Rosa integra a Rede Internacional en Ensenãnza de las Ciencias (RIEC) que envolve os países da América Latina e que tem por objetivo favorecer a inter-relação entre diferentes instituições e Programas de Pós-graduação a fim de ampliar as estratégias de pesquisa, inovação, socialização, e desenvolvimento da Pós-graduação em nível internacional. A rede se coloca como espaço de interação, formação de pesquisadores e produção de pesquisas de Pós-graduação que tenham interesse em temas ligados à Educação em Ciências. A rede, formada por professores orientadores de mestrado e doutorado, envolve países como Colômbia (sede da Rede), Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela e Portugal.

Rede de Pesquisa sobre Internacionalização


A rede sediada na Unicamp e ligada ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (Gieps), conta com o envolvimento da UPF por meio do GEPES e da participação do prof. Dr. Altair A. Favero. A rede internacional envolve instituições brasileiras (Unicamp, UPF, Furb, UFSM, Unioeste, URI, Unoesc, Univille, UFSC) e instituições estrangeiras (IUSUR, Uruguai; PUCV, Chile; Untref, Argentina; Universidade de Aveiro, Portugal; Universidad de Madrid, Espanha; Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia; Universidade de Colima, México). 

 

 

INSCREVA-SE