Corpo docente

Adriano Canabarro Teixeira
teixeira@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em informática aplicada à Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio de Doutorado na Universidade de Roma Três - Itália; Mestrado em Educação e Graduação em Ciência da Computação. Pós-doutor em Informática na Educação e em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Em Cultura Digital na Educação. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Informática Educativa, Formação de Professores, Espaços Disruptivos de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Abordagens Interdisciplinares de Aprendizagem e Educação On-Line.

Altair Alberto Fávero
favero@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências sociais pela Universidade de Passo Fundo (1993) e Graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Pós-Doutor em Docência Universitária (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). É professor permanente do PPGEdu, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF) e coordena convênios internacionais com universidades do México e da Argentina. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas seguintes temáticas: políticas de formação de professores, políticas para o ensino de filosofia, docência universitária, políticas para o ensino médio, interdisciplinaridade e epistemologia.

Angelo Vitório Cenci
angelo@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP; Mestrado em Filosofia pela PUCRS; Especialização em Epistemologia das Ciências Sociais; Graduação em Filosofia. Líder do Grupo de pesquisa CNPQ Filosofia prática e epistemologia; Coordena o Grupo de estudos em ética democracia e educação (GEEDE/UPF). Pesquisa e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação; Ética, democracia e formação Humana; Problemas educacionais contemporâneos.

Cleci Teresinha Werner da Rosa
cwerner@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática e em Ensino de Física e Graduação em Matemática e Física. Pós-doutorado pela Universidad de Burgos – España na temática Metacognição aplicado ao campo da Educação em Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas:  processos educativos relacionados ao ensino e a aprendizagem com ênfase na Metacognição, Estratégias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa.

Claudio Almir Dalbosco
cadalbosco@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel (Alemanha) (2001); Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996); Especialização em Ciências Sociais; Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1993), Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990); Pós-Doutorado pelo CEBRAP/SP; Lider do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: filosofia da educação, gestão e teorias educacionais; formação humana e problemas educacionais contemporâneos; formação ética do sujeito e práticas pedagógicas; clássicos do pensamento pedagógico ocidental: antigos, modernos e contemporâneos.

Eldon Henrique Mühl
eldon@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Pos-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal (bolsita Capes); Líder do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Educadores e participante do Nupefe. Desenvolve e orienta pesquisas em mestrado e doutorado em Fundamentos da Educação, Teorias Educacionais e Formação de Professores.

Flávia Eloisa Caimi
caimi@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Educação; Especialização em Supervisão Escolar e em História Regional e Graduação em História. Pós-doutorado pela Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales na temática de Histórias conectadas Brasil-Argentina sobre o Livro Didático de História. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação-GESPE. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas:  processos educativos relacionados ao ensino e a aprendizagem de História; livros didáticos; saberes escolares e saberes docentes; formação de professores; escola e cultura.

Júlio Cesar Godoy Bertolin
julio@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Ciência da Computação; Especialização em Gestão de Instituições de Ensino Superior e Graduação em Ciência da Computação. Pós-doutorado pelo Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Cipes) / Universidade do Porto – Portugal na temática Qualidade e Desempenho em Educação Superior. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Desempenho da Educação Superior. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: políticas de educação superior com ênfase em qualidade, equidade e avaliação da educação superior.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
rosimaresquinsani@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo; Mestrado em Educação; Especialização em História Regional e Práticas Educacionais Inclusivas; graduação em História e em Pedagogia. Pós-doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na temática de Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Pesquisa GE-Quali - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: administração de sistemas e unidades educativas, planejamento educacional, gestão e financiamento da educação, e tópicos especiais da educação, com ênfase em educação especial, educação profissionalizante e formação de professores.

Telmo Marcon
telmomarcon@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Mestrado em História pela UnB; Especialização em Epistemologia das ciências sociais (UPF); Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo; Pós- doutorado em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina.Líder do Grupo de Pesquisa Educação no CNPq: Movimentos sociais populares, Estado e políticas públicas. Investiga e orienta dissertações e teses em temas como Estado, diversidade sociocultural; políticas educacionais e democracia.

Adriana Dickel
dickel@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado (2001) e Mestrado (1996) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização e Epistemologia da Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1993) e graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo. Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, integrando a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e processo ensino-aprendizagem. Atua como professora e pesquisadora nos seguintes temas: pesquisa e ensino, ensino-aprendizagem, alfabetização, formação continuada de professores e ensino fundamental.

Edison Alencar Casagranda
eacasa@upf.br
Currículo Lattes

Doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Graduação em Filosofia (LP) pela Universidade de Passo Fundo (1994). Atualmente é professor titular III e Vice-reitor de Graduação da Universidade de Passo Fundo – RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação. Atuando principalmente com os temas: política, poder, democracia, formação humana e ensino.