Corpo docente

DOCENTES PERMANENTES 

Adriano Canabarro Teixeira
teixeira@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Informática Aplicada à Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio de Doutorado na Universidade de Roma Três (Itália), mestre em Educação e graduado em Ciência da Computação. Pós-doutor em Informática na Educação e em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor dos cursos da Área de Informática. Bolsista Inovação Tecnológica CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (GEPID). Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Informática Educativa, Formação de Professores, Espaços Disruptivos de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Abordagens Interdisciplinares de Aprendizagem e Educação On-Line.

Altair Alberto Fávero
favero@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Pós-Doutor em Docência Universitária (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (México). Professor do curso de Filosofia.Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF) cadastrado no CNPq, coordenando convênios internacionais com universidades do México e da Argentina. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas seguintes temáticas: Políticas de Formação de Professores; Políticas para o Ensino de Filosofia; Docência Universitária; Políticas para o Ensino Médio; Interdisciplinaridade e Epistemologia.

Angelo Vitório Cenci
angelo@upf.br
Currículo Lattes
Doutor e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP (Unicamp), mestre em Filosofia pela PUCRS, especialista em Epistemologia das Ciências Sociais e graduado em Filosofia pela Universidade de PAsso Fundo. Porfessor do curso de Filosofia. Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática e Epistemologia cadastrado no CNPq e coordenador do Grupo de Estudos em Ética Democracia e Educação (GEEDE/UPF) e coordenador do Núcleo de Pesquisas sobre Filosofia e Educação (Nupefe). Coordena convênios internacionais, especialmente com a Universidade de Tandil (Argentina). Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação; Ética, Democracia e Formação Humana; Problemas Educacionais Contemporâneos.

Claudio Almir Dalbosco
cadalbosco@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Filosofia pela Universität Kassel (Alemanha), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), especialista em Ciências Sociais e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Doutor pelo CEBRAP/SP. Bolsista Produtividade CNPq. Porfessor dos cursos de Pedagogia e Filosofia. Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, cadastrado no CNPq e integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Filosofia e Educação (Nupefe). Coordena convênio internacional, particularmente com a Universidade de Kassel (Alemanhã). Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Filosofia da Educação, Gestão e Teorias Educacionais; Formação Humana e Problemas Educacionais Contemporâneos; Formação Ética do Sujeito e Práticas Pedagógicas; Clássicos do Pensamento Pedagógico Ocidental: antigos, modernos e contemporâneos.

Cleci Teresinha Werner da Rosa
cwerner@upf.br
Currículo Lattes
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estudos na Universidade de Alcalá de Henares (Espanha), mestre em Educação, especialista em Educação Matemática, especialista em Ensino de Física e graduada em Matemática e Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-doutorado em aprendizagem pela Universidade de Burgos (Espanha). professora do curso de Física. Bolsista Produtividade CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) cadastrado no CNPq, integrante da Red de Investigacion en Ensenanza de la Ciencia (RIEC) e coordenadora de convênios internacionais, especialmente com universidades da Espanha. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Estratégias de Ensino e de Aprendizagem, Metacognição, Afetividade, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, História da Ciência, Ensino por Investigação e Formação de Professores.

Eldon Henrique Mühl
eldon@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Filosofia e História da Educação e mestre em Filosofia, História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas/SP (Unicamp) e Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Doutor em Educação (bolsita Capes) pela Universidade do Minho (Portugal). Professor do curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Educadores e integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Filosofia e Educação (Nupefe). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Fundamentos da Educação, Teorias Educacionais e Formação de Professores.

Luciane Spanhol Bordignon
lucianebordignon@upf.br 
Currículo Lattes
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio sanduiche no Instituto de Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (Portugal), mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Docência Universitária na Contemporaneidade, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e graduada em Ciências/Matemática pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI). Pós-doutor em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Porfessora do curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade na Universidade de Passo Fundo (GEU/UPF). Investiga e orienta mestrado nos seguintes temas: educação básica e superior, políticas e gestão da educação, gestão democrática, práticas pedagógicas.

Luiz Marcelo Darroz
ldarroz@upf.br 
Currículo Lattes
Doutor em Educação em Ciências e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Física e graduado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e graduado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porfessor dos cursos de Pedagogia e Física. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) cadastrado no CNPq e atual Diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passso Fundo. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Sequências Didáticas, Práticas de Ensino, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Teorias da Aprendizagem, em especial, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Aprendizagem Signficativa Crítica.

Marcelo José Doro
marcelodoro@upf.br 
Currículo Lattes
Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor do curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da UPF. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Formação Humana e Interculturalidade (Nupefhi). Investiga e orienta mestrado e doutorado em temas/problemas de pedagogia crítica, filosofia da educação e interculturalidade: formação humana, sobretudo no que tange aos aspectos éticos e estéticos da constituição da subjetividade; debates em torno da humanização, abrangendo a discussão do humanismo tradicional, do pós- e do trans-humanismo na educação; temas centrais da educação formadora como tradição, diálogo e experiência; interlocuções com teóricos como Paulo Freire, Mathew Lipman, Hans-Georg Gadamer, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, entre outros. 

Miguel da Silva Rossetto
miguel.rossetto@upf.br
Currículo Lattes
Doutor e Mestre em Educação e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Diretor de Ensino de Graduação da UPF. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação da UPF. Atualmente é Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, da ANPED/SUL, e Conselheiro Fiscal da Diretoria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação/SOFIE. Investiga e orienta mestrado nas seguintes temáticas: formação de professores, escola, didática, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, metodologia, avaliação.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
rosimaresquinsani@upf.br
Currículo Lattes
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Educação, Especialista em História Regional e Práticas Educacionais Inclusivas e graduada em História pela Universidade de Passso Fundo (UPF) e graduada em Pedagogia. Pós-doutora pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na temática de Políticas Educacionais. Professora do curso de Pedagogia. Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão e Indicadores de Qualidade na Educação Básica (GE-Quali) cadastrado no CNPq. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Administração de Ssistemas e Unidades Educativas; Planejamento Educacional; Gestão e Financiamento da Educação; Tópicos especiais da Educação, com ênfase em educação especial, educação profissionalizante e formação de professores.

Telmo Marcon
telmomarcon@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestre em História pela Uiversidade de Brasília (UnB), especialista em Epistemologia das Ciências Sociais e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós- doutor em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Movimentos sociais populares, Estado e políticas públicas, cadastrado no CNPq. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas seguintes temáticas: Estado, Diversidade Sociocultural; Políticas Educacionais e Democracia.

 

DOCENTE COLABORADOR 

Edison Alencar Casagranda
eacasa@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico da Universidade de Passo Fundo. Integrande do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe). Investiga temas relacionados a Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação, especialmente Política, Poder, Democracia, Formação Humana e Ensino.

Dirk Stederoth
d.stederoth@uni-kassel.de
orcid.org/0000-0001-9511-5158
Doutor em Filosofia pela University of Kassel: Kassel, Alemanha. Professor na University of Kassel: Kassel, Alemanha. Investiga temas relacionados a Filosofia da Educação.

 


DOCENTE QUE ATUOU NA QUADRIENAL 2021-2024 NO PPGEdu 

Julio Cesar Godoy Bertolin
julio@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Educação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro (Portugal) e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto (Portugal). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação que elaborou o SINAES. Atuou como consultor e pesquisador dos órgãos da ONU: UNESCO, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e UNRISD (United Nations Research Institute for Social Development ). Coordenou vários projetos financiados pelo CNPq, participa de redes internacionais de investigação, é parecerista ad hoc de importantes revistas internacionais e foi membro de diversas comissões oficiais sobre políticas e programas da educação superior do MEC, Inep e Capes. Tem experiência em pesquisas, planejamento sobre avaliação e qualidade na educação superior.