Corpo docente

DOCENTES PERMANENTES 

Adriano Canabarro Teixeira
teixeira@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Informática Aplicada à Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio de Doutorado na Universidade de Roma Três - Itália, Mestrado em Educação e Graduação em Ciência da Computação. Pós-doutor em Informática na Educação e em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Inovação Tecnológica CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (GEPID). Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Informática Educativa, Formação de Professores, Espaços Disruptivos de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Abordagens Interdisciplinares de Aprendizagem e Educação On-Line.

Altair Alberto Fávero
favero@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Epistemologia das Ciências Sociais e Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Pós-Doutor em Docência Universitária (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México. Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF) cadastrado no CNPq, coordenando convênios internacionais com universidades do México e da Argentina. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas seguintes temáticas: Políticas de Formação de Professores; Políticas para o Ensino de Filosofia; Docência Universitária; Políticas para o Ensino Médio; Interdisciplinaridade e Epistemologia.

Angelo Vitório Cenci
angelo@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP, Mestrado em Filosofia pela PUCRS, Especialização em Epistemologia das Ciências Sociais e Graduação em Filosofia pela Universidade de PAsso Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática e Epistemologia cadastrado no CNPq e coordenador do Grupo de Estudos em Ética Democracia e Educação (GEEDE/UPF). Pesquisa e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação; Ética, Democracia e Formação Humana; Problemas Educacionais Ccontemporâneos.

Claudio Almir Dalbosco
cadalbosco@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel (Alemanha), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Especialização em Ciências Sociais e Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Pós-Doutorado pelo CEBRAP/SP. Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, cadastrado no CNPq. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Filosofia da Educação, Gestão e Teorias Educacionais; Formação Humana e Problemas Educacionais Contemporâneos; Formação Ética do Sujeito e Práticas Pedagógicas; Clássicos do Pensamento Pedagógico Ocidental: antigos, modernos e contemporâneos.

Cleci Teresinha Werner da Rosa
cwerner@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Educação, Especialização em Educação Matemática, Especialização em Ensino de Física e Graduação em Matemática/Física. Pós-doutorado pela Universidad de Burgos – España na temática processos de aprendizagem - Metacognição. Bolsista Produtividade CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) cadastrado no CNPq, integra a Red de Investigacion en Ensenanza de la Ciencia (RIEC) e coordena convênios internacionais, especialmente com universidades da Espanha e do Chile. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Estratégias de Ensino e de Aprendizagem, Metacognição, Afetividade, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, História da Ciência, Perspectivas Educacionais em Paulo Freire e Formação de Professores.

Eldon Henrique Mühl
eldon@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal (bolsita Capes). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Educadores e participante do Nupefe. Desenvolve e orienta pesquisas em mestrado e doutorado nas temáticas: Fundamentos da Educação, Teorias Educacionais e Formação de Professores.

Luciane Spanhol Bordignon
lucianebordignon@upf.br 
Currículo Lattes
Especialista em Docência Universitária na Contemporaneidade., pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Doutorado Sanduiche no Instituto de Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade da Universidade de Passo Fundo, GEU/UPF. Investiga e estuda os seguintes temas: educação básica e superior, políticas e gestão da educação, gestão democrática, práticas pedagógicas.

Luiz Marcelo Darroz
ldarroz@upf.br 
Currículo Lattes
Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Física, Graduado em Matemática e Graduado em Física. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) e atual Diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passso Fundo. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Sequências Didáticas, Práticas de Ensino, Formação de Professores, Educação Inclusiva, Teorias da Aprendizagem, em especial, Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Signficativa Crítica.

Marcelo José Doro
marcelodoro@upf.br 
Currículo Lattes
Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Área de Ética e Conhecimento. Orienta mestrado nas temáticas: Filosofia da Educação, explorando, principalmente, os aspectos do pensamento pós-metafísico que importam para a discussão de temas e problemas do campo educacional.

Miguel da Silva Rossetto
miguel.rossetto@upf.br
Currículo Lattes
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Diretor de Ensino de Graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação - PPGEDU/UPF. Atualmente é Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, da ANPED/SUL, e Conselheiro Fiscal da Diretoria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação/SOFIE. Investiga e orienta nas seguintes temáticas: formação de professores, escola, didática, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, metodologia, avaliação.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
rosimaresquinsani@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Mestrado em Educação, Especialização em História Regional e Práticas Educacionais Inclusivas, Graduação em História e Graduação em Pedagogia. Pós-doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na temática de Políticas Educacionais. Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão e Indicadores de Qualidade na Educação Básica (GE-Quali) cadastrado no CNPq. Investiga e orienta mestrado e doutorado nas temáticas: Administração de Ssistemas e Unidades Educativas; Planejamento Educacional; Gestão e Financiamento da Educação; Tópicos especiais da Educação, com ênfase em educação especial, educação profissionalizante e formação de professores.

Telmo Marcon
telmomarcon@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em História pela UnB, Especialização em Epistemologia das Ciências Sociais e Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Pós- doutorado em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Movimentos sociais populares, Estado e políticas públicas, cadastrado no CNPq. Investiga e orienta dissertações e teses em temas como: Estado, Diversidade Sociocultural; Políticas Educacionais e Democracia.

 

DOCENTE COLABORADOR 

Edison Alencar Casagranda
eacasa@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico da Universidade de Passo Fundo, RS. Investiga temas relacionados a Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação, especialmente Política, Poder, Democracia, Formação Humana e Ensino.

 


DOCENTE QUE ATUOU NA QUADRIENAL 2021-2024 NO PPGEdu 

Julio Cesar Godoy Bertolin
julio@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto, Portugal. Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação que elaborou o SINAES. Atuou como consultor e pesquisador dos órgãos da ONU: UNESCO, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e UNRISD (United Nations Research Institute for Social Development ). Coordenou vários projetos financiados pelo CNPq, participa de redes internacionais de investigação, é parecerista ad hoc de importantes revistas internacionais e foi membro de diversas comissões oficiais sobre políticas e programas da educação superior do MEC, Inep e Capes. Tem experiência em pesquisas, planejamento sobre avaliação e qualidade na educação superior.