Extensão

Professores de 24 estados participam de curso sobre o Google Classroom da UPF

01/07/2020

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Formação gratuita voltada para professores da educação básica contou com mais de 1.500 acessos simultâneos e mais de 4 mil inscritos

Contribuir com a comunidade, é dessa forma que a Universidade de Passo Fundo (UPF) atua há mais de 50 anos, e, durante a pandemia da Covid-19, a Instituição tem sido protagonista de diversas ações que beneficiam a população. Nesta quarta-feira, dia 1º de julho, por meio do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), a Universidade promoveu o II Módulo do curso gratuito Google Classroom.

Mais de quatro mil pessoas se inscreveram para a formação voltada para professores da Educação Básica. A abertura do curso contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr.  Rogerio da Silva, que destacou a alegria da Universidade de poder contribuir com mais uma ação frente à pandemia. “Ser uma universidade comunitária significa estar envolvido com a comunidade nas áreas onde atuamos. É isso que fazemos por meio dos nossos cursos, programas e projetos de extensão ou por meio dos programas de mestrado e doutorado. Nesse período em que não podemos estar juntos, a Universidade como um todo, por meio de seus professores, realiza ações que trazem resultados positivos para nossa comunidade”, destacou.

De acordo com diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, o primeiro Módulo do curso ocorreu no mês passado, abordando conceitos básicos do Google Classroom. “Nós entendemos que é a forma que a UPF tem de atender uma demanda que essa pandemia nos trouxe. Precisamos, enquanto professores, no contexto educacional, alterar todo o planejamento, reconfigurar, fazer novas seleções das metodologias e ferramentas para que possamos atingir aqueles que precisam de aulas. Evidenciamos que antes existia uma grande lacuna, por parte de professores, pais e alunos, e foi com essa intenção que elaboramos esses dois cursos”, explicou Darroz.

Nessa edição, do Módulo II, foram abordados conceitos mais aprofundados para utilização dos professores de planilhas no que diz respeito a avaliação escolar. De acordo com o coordenador da UPF Online, professor Dr. Roberto Rabello, a ideia do curso surgiu a partir da percepção da necessidade de colaborar com os professor para auxiliar no trabalho remoto durante a pandemia. “Fizemos uma primeira oferta no mês passado do curso e as vagas esgotaram rapidamente. Nós fizemos uma nova oferta e tivemos mais de 1.800 inscritos e por meio de transmissão pelo Youtube o curso já teve mais de 8 mil. Então nos comprometemos em fazer uma nova oferta de um módulo mais avançado, que contou com mais de 4 mil inscritos de 24 estados do Brasil. Esse grande alcance demonstra a necessidade dos nossos participantes de conhecimento para utilização em sala de aula”, finalizou.  

O curso Google Classroom é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da UPF Online e da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI/UPF). A formação foi ministrada por Guilherme Gonçalves dos Santos, da DTI.