Ensino

UPF e Faculdade Católica de Rondônia dão início a processo histórico de qualificação

22/09/2021

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Parceria inédita, firmada em 2020, foi colocada em prática nesta terça-feira, 21, com a aula inaugural dos mestrados em Letras e Ensino de Ciências e Matemática

Marco de colaboração técnico-científicoo convênio firmado em 2020 entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Faculdade Católica de Rondônia teve sua primeira atividade na noite desta terça-feira, dia 21. Com a presença de mestrandos, professores, coordenadores e diretores, foi realizada, de forma virtual, a aula inaugural com 90 Mestrados em Letras e Ensino de Ciências e Matemática.  A atividade marca o início de um processo histórico em Rondônia que conta, atualmente, com pouco mais de 200 mestres e doutores em um universo de 14 mil professores.

Desenvolvidos de forma interinstitucional, os cursos contarão com interação, com o desenvolvimento de pesquisas e troca de experiências entre os professores que vivem a realidade da Educação em Rondônia e os docentes da UPF. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas e Matemática (PPGECM), a professora Dra. Cleci Werner da Rosa frisou a importância dos processos formativos e de qualificação dos professores que atuam nas redes públicas e privadas pelo país. “Essa data é um marco histórico para a UPF e para o nosso Programa. Temos uma trajetória recente, mas com muito sucesso na formação de pessoas, qualificando professores nas áreas de física, química, matemática, reunidos em torno de uma natureza mais profissional, com foco na formação profissional”, salientou, reforçando o compromisso das ações voltadas para a pesquisa, para a extensão e para o pensar os processos em sala de aula.

A professora Dra. Claudia Toldo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), reiterou a importância da parceria. “Aqui estamos em uma situação em que todos somos professores. Participei das mais de 700 entrevistas para este processo e fico emocionada em ver os selecionados aqui hoje. Damos às boas vindas à vida da Universidade e desejamos que eles possam aprender e ensinar, numa troca contínua de formação”, observou.

Início de um processo histórico de qualificação
O diretor acadêmico da Faculdade de Rondônia Dr. Pedro Abib Hecktheuer destacou os desafios da educação superior em todo o país. Em sua fala, pontuou a importância de trabalhos feitos por várias instituições, com cursos e formações compartilhadas. Para ele, instituições de ensino enfrentam hoje um caminho árduo de concorrência muitas vezes desigual, onde a educação é, por si só, uma mercadoria e onde o investimento na formação docente não é uma preocupação. 

O professor ressaltou que Rondônia conta hoje com pouco mais de 200 mestres e doutores em um universo de 14 mil professores e que a UPF dá início a um processo histórico de qualificação, somando esforços para mudar a educação no Brasil inteiro. “Vemos falta de oportunidades, falta de programas e de espaços de formação. Sabemos que uma região apenas se desenvolve plenamente com o investimento em formação e qualificação humana. Passamos por muitos ciclos de exploração e temos muitos desafios para transformar essa realidade e hoje é um passo importante para esta construção”, disse.

Confira como foi a aula inaugural:

Parceria de intensas trocas
O reitor da Faculdade Católica, professor Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer destacou que a efetiva parceria trará muitos frutos em uma intensa troca. “Esse é um projeto iniciado há mais de 10 anos que agora, com a UPF, ganha ainda mais força. Vamos aprendendo juntos, numa aliança duradoura que terá mais ações. Será um diploma que terá o nome das duas instituições e que agrega na formação e no currículo dos nossos futuros mestres e dos profissionais que atuam aqui na Amazônia”, frisou.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou a coragem e a dedicação de professores e mestrandos diante dos desafios desta nova proposta. Para ela, a parceria atuará no fortalecimento da educação e do compromisso com a ciência, com o conhecimento e com o desenvolvimento da sociedade. “É uma satisfação vivermos esse momento, quando vemos a concretude de um projeto dessa envergadura acontecendo. Tivemos uma longa caminhada, um trabalho inédito de articulação e delineamento de ambas as instituições, unindo-se num único objetivo que é o de fortalecer a Educação por meio da qualificação dos seus professores em nível de stricto sensu. Importante, ainda, destacar o empenho do Governo de Rondônia, que sabiamente apostou nessa frente, a fim de elevar o patamar de qualidade da educação do estado e perseguir as metas do Plano Estadual de Educação. É uma construção a muitas mãos que trará crescimento e aprendizagem para todos nós”, frisou a reitora.

O encontro contou, ainda, com a presença dos vice-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva e Administrativo, Dr. Antônio Thomé, além de diretores de unidades, professores e gestores da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPF.