Projetos linha 1

Inovações didático-metodológicas para educação científica

O projeto iniciado em 2014 tem por objetivo principal desenvolver estudos relacionados à elaboração e aplicação de propostas didáticas inovadoras na área de ensino Ciências e Matemática nos diferentes graus de ensino. O projeto toma como aporte teórico a concepção construtivista em seus fundamentos epistemológicos, psicológicos e pedagógicos e a partir de investigações, estrutura e propõe intervenções didáticas. O referencial que subsidia as pesquisas desenvolvidas está vinculado a pesquisa qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos para coleta de dados.

Docentes: Alana Neto Zoch (resp.), Aline Locatelli, Carlos Ariel Samudio Perez
Data do início: 01/03/2014
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Ciências e Matemática

 

Educação científica na contemporaneidade: perspectivas teóricas, didáticas e metodológicas

O projeto está pautado pelas discussões que envolvem a alfabetização científica e a epistemologia da ciência frente aos processos educativos. A problemática central volta-se a necessidade de que os conteúdos vinculados aos componentes curriculares abordados na escola contribuam para a qualificação do processo de formação dos estudantes fornecendo-lhes elementos para participarem e se posicionarem criticamente frente aos eventos presente na sociedade contemporânea. De modo especial, o projeto foca na necessidade de que o ensino considere aspectos de natureza externalista da ciência e que esteja voltada a inserir no bojo das ações didáticas uma visão de ciência voltada a perspectiva humanista envolvendo aspectos sociais, históricos e culturais. Para tanto, o estudo em seus subprojetos, propõe analisar questões relacionadas a epistemologia da prática docente envolvendo questões associada ao processo ensino-aprendizagem, bem como propor e analisar intervenções didáticas voltadas à alfabetização científica, a tecnologia e a epistemologia dentro de uma concepção construtivista. Outro aspecto inerente ao estudo é a necessidade de enfatizar a natureza interdisciplinar presente no contexto escolar, que assume relevância ao ser entendido como elemento transversal aos estudos em seus diferentes desdobramentos. Os desígnios teóricos que fundamentam o projeto apoiam-se em referenciais relacionadas ao campo da didática e da epistemologia. Tais perspectivas fundamentam as investigações e delineiam os caminhos a serem trilhados pelos pesquisadores envolvidos. No campo metodológico o projeto volta-se a uma abordagem qualitativa selecionando instrumentos para coleta de dados de acordo com o recorte do estudo em desenvolvimento.

Docentes: Cleci Teresinha Werner da Rosa (resp.)
Data do início: 02/01/2017
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Ciências e Matemática

 

Metacognição e afetividade nos processos educativos em Ciências

O presente projeto parte da necessidade de fomentar o debate pela inserção das dimensões metacognitivas e afetivas nos processos educativos. O foco central do estudo toma como problemática a importância que a psicologia cognitiva tem dada a tais dimensões como aspecto que influenciam diretamente a aprendizagem e os poucos estudos vinculados a sua utilização na área da educação. Diante dessa realidade em que por lado há indícios de que ela contribui para a aprendizagem e por outro pouco se tem investigado, o projeto estabelece como questão central a investigação sobre as contribuições de tais dimensões no processo de ensino e aprendizagem. Tal questionamento se desdobra em um conjunto de novas perguntas que envolvem de forma distinta estudos vinculados a metacognição e afetividade nos processos educativos e associadas ao campo da educação. Tais questionamentos são balizados pelo fato de que a metacognição representa a possibilidade de que os estudantes conheçam a si próprios e saibam gerenciar suas aprendizagens e que a afetividade possibilita entender o contexto educacional sob a visão de um sistema educacional mais humanista e em consonância com os desejos e anseios dos estudantes. No campo teórico o projeto se apoia no construtivismo educacional e sua concepção de que o processo de construção do conhecimento ocorre a partir da interação entre sujeito e objeto com especial destaque a Teoria da Aprendizagem Significativa. No contexto da metacognição e da afetividade, aspectos centrais do projeto, os referencias situam-se em autores que fundamentados na psicologia cognitiva tem fornecido elementos para definir tais dimensões e nos autores que tem a partir desses estudos fomentado o debate sobre as possibilidades e potencialidades de associá-las a educação. Em termos metodológicos toma-se como pressuposto a pesquisa qualitativa e apoia-se em elementos e instrumentos para coleta de dados que permitam subsidiar os processos de investigação e intervenção na realidade, aqui restrita aos de natureza educativa.

Docentes: Cleci Teresinha Werner da Rosa (resp.)
Data do início: 01/03/2010
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Ciências e Matemática

 

Ensino, cultura e aprendizagem em Matemática

O referido projeto de pesquisa busca agregar experiências didáticas, fazer estudos teóricos, estudos dirigidos e ações correlatas na intenção de buscar contribuir com a natureza didático-metodológica do ensino de Matemática, na intenção de qualificar as ações que se identifiquem com tais pressupostos. Os envolvidos no projeto através de experiências didáticas, tecnológicas e teóricas serão estimulados a fortalecer a compreensão de conceitos, estratégias de ensino, metodologias diversificas, compreensão e uso da História da Matemática junto ao ensino de Matemática, nos diferente níveis de ensino. O projeto toma como referencial os estudos envolvendo a representação e história cultural de Chartier (1990), as ideias de assimilação e aculturação de Le Goff, Chartier e Revel (1988) e também as grandes tendências e educação matemática, como Modelagem Matemática (Almeida, Silva e Vertuan, 2012). Etnomatemática (D’Ambrósio, 2001) e História da Matemática (Miguel e Miorim, 2004), abordados dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa conforme Borba e Araújo (2004), além de Borba, Almeida e Gracias (2018).

Docentes: Luiz Henrique Ferraz Pereira (resp.)
Data do início: 02/01/2017
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Ciências e Matemática

 

Aprendizagem significativa em Ciências e Matemática

Na tentativa de tornar o ambiente escolar, em especial a sala de aula, um espaço de diálogo e reflexão para a promoção de aprendizagens significativas, concretas e contextualizadas é necessário que ocorram alterações profundas nas concepções dos professores sobre os objetivos e os resultados esperados no processo de ensino e de aprendizagem. A partir deste contexto, presente projeto busca desenvolver pesquisas relacionadas à elaboração e implementação de propostas didático-metodológicas que almejam a Aprendizagem Significativa dos conceitos de Ciências e Matemática da Educação Básica. As inferências didáticas-pedagógicas, que buscam melhoria e da qualificação do processo de ensino e da aprendizagem desta etapa de escolar, devem fazer uso dos mais diversos recursos como atividades práticas, revisão de literatura, uso de mapas conceituais, expressões e representações, materiais de hipermídias, textos didáticos e científicos, resolução de situações-problemas, jogos educativos de ciência e matemática e problematização do cotidiano. Para tal, fundamentam-se na Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David P. Ausubel, no entanto, considerando a diversidade de situações presentes no contexto da sociedade contemporânea o suporte teórico pode estar vinculado a outras teorias e seus desdobramentos na área de ensino de Ciências e Matemática. O desenvolvimento metodológico caracteriza-se vinculado a uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva de Augusto N. S. Triviños. O tratamento dos dados apoia-se na Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin e na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi.Docentes: Docentes: Luiz Marcelo Darroz (resp.)  e  Cleci Teresinha Werner da Rosa
Data do início: 03/01/2017
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Ciências e Matemática

 

Produção de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de Ciências e Matemática

Indicadores educacionais vêm desvelando ao longo do tempo o grave problema social que se tornou a aprendizagem nas escolas públicas e privadas do Brasil, principalmente nas áreas de Ciências e Matemática. Tais índices são revelados por avaliações diversas, nacionais e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre outras. Diante desse cenário desafiador, vem-se investigando, desde 2005, alternativas que possam melhorar os níveis de ensino e aprendizagem na área de Ciências de professores e alunos de escolas públicas. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é desenvolver objetos digitais na forma de produtos educacionais e sua respectiva investigação no contexto real de sala de aula vinculados ao campo da Educação em Ciências e Educação Matemática. Os fundamentos teóricos e metodológicos estão associados às perspectivas que subsidiam tais áreas do conhecimento, acrescidos dos enfoques tecnológicos contemporâneos. Dentre esses estão o construcionismo, na voz de Seymour Papert, como abordagem no campo da psicologia, e a resolução de problemas, integrada pelo Problem Based Learning (PBL) – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). No campo metodológico, o projeto toma como subsídio a abordagem qualitativa, cercando-se de diferentes instrumentos para coleta de dados.
Docentes: Juliano Tonezer da Silva (resp.)
Data do início: 01/03/2005
Linha de Pesquisa: Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática

 

Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de Ciências e Matemática

As oportunidades oferecidas pela internet e sua associação com dispositivos eletrônicos possibilitam o desenvolvimento de produtos educacionais que podem trazer resultados significativos ao processo de ensino e aprendizagem. A internet possibilita uma interação entre os alunos e entre alunos e professores que pode ser utilizada em conjunto com uma quantidade significativa de aplicativos para telefones móveis inteligentes. A ausência de conectividade com a internet sem a perda dos resultados do produto educacional é uma das preocupações deste projeto.  Desta forma, o projeto busca propor estudos envolvendo o uso da internet, mas também propor alternativas sem ela, como por exemplo, o uso de filmes. Este é um dos desafios deste projeto que paralelamente à preocupação com a comunicação e interação, busca recorrer ao uso de dispositivos eletrônicos de forma a contextualizar o conhecimento e aproximá-lo de situações cotidianas e vivenciais dos alunos e que ao mesmo tempo estejam ao alcance da escola. De forma mais específica o projeto busca dar suporte as investigações e elaborações de produtos educacionais associados aos conteúdos de ciências e matemática vinculadas ao uso de aplicativos em telefones celulares, planilhas eletrônicas compartilhadas pela internet, softwares educacionais, microcontroladores eletrônicos com plataforma Arduino, robótica educacional livre, televisão interativa e programação de computadores. Situam-se nesse projeto os estudos que envolvem a construção e elaboração de dispositivos eletrônicos, bem como os que envolvem a estruturação e aplicação de tecnologia disponível na rede e de livre acesso. O projeto de pesquisa situa-se na perspectiva teórica cognitivista de modo a refletir o processo de apropriação dos saberes dentro de uma visão construtivista e construcionista. Os instrumentos para coleta de dados estão associados a cada investigação em andamento e são definidos diante dos objetivos estabelecidos para o estudo.
Docentes: Adriano Canabarro Teixeira; Marco Antonio Sandini Trentin (resp.); Adriano Pasqualotti
Data do início: 05/07/2015
Linha de Pesquisa:  Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática

 

Robótica Educacional Livre
Deve-se compreender que as tecnologias, enquanto artefatos técnicos virtuais possuem e estabelecem novas dinâmicas. Uma possibilidade tecnológica que vem se configurando neste contexto tecnológico da sociedade contemporânea é a Robótica Educativa Livre. Nesta dinâmica de popularização da tecnologia na escola, apresenta-se a robótica como dispositivo potencializador da aprendizagem sendo considerada uma das dez áreas mais importantes de pesquisa no mundo. Entretanto ainda é pouco difundida no Brasil, principalmente em termos educacionais. Um dos principais objetivos de projetos na área de Robótica Educacional é o de levar até os ambientes de ensino recursos tecnológicos, além de computadores e softwares, que possam vir a auxiliar a educação. E, no caso específico da Robótica Educacional Livre, a ênfase se dá na utilização de hardware de baixo custo e softwares gratuitos. A robótica apresenta grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de protótipos, em geral, faz com que o aluno questione e seja capaz de relacionar diferentes conhecimentos e aptidões, de forma a solucionar um problema. A busca por soluções estimula o espírito investigativo, fortemente motivado pela curiosidade, e permite que o aluno extrapole os conhecimentos individuais de cada disciplina. Assim a robótica assume o papel de uma ponte de ligação interdisciplinar visando a construção do conhecimento coletivo através da aplicação com a realidade. A Robótica Educacional ganha força por se tratar da aplicação da robótica na área pedagógica, com o objetivo de disponibilizar aos alunos a oportunidade de criar soluções voltadas ao mundo real, de forma a possibilitar o aprendizado de forma dinâmica e estimulante. Ao fomentar o uso da robótica em sala de aula, é necessário que haja um processo de formação continuada para que os professores que já estão nas escolas se apropriem desta nova ferramenta; ao mesmo tempo, é necessário inserir tais dispositivos nos cursos de licenciatura. Ter professores preparados é o aspecto central de um processo de inovação comprometido com a sua viabilidade e efetividade. É preciso reconhecer que a robótica da forma como se apresenta em situações usuais precisa ser adaptada e transposta para as situações de ensino, assim, tem-se a necessidade de desenvolver equipamentos didáticos que estejam apoiados nessa tecnologia, ao mesmo tempo em que se desenvolvam estratégias didático-metodológicas adaptadas a cada nível de escolarização. Assim, tal contexto de estudo deve contemplar todos os aspectos necessários às análises e testes na área de Robótica Educativa Livre. Para tanto o objetivo principal deste projeto é verificar como a apropriação da Robótica Educacional Livre através de processos educativos escolares pode constituir-se em um alternativa metodológica inovadora para o ensino de ciências e matemática a partir do desenvolvimento de equipamentos robóticos baseados em software e hardware livres sobre os quais serão desenvolvidas todas as etapas posteriores da pesquisa e da criação de propostas metodológicas para a aprendizagem de conceitos científicos básicos utilizando como objeto de aprendizagem a robótica.
Docentes: Adriano Canabarro Teixeira; Marco Antonio Sandini Trentin (resp.)
Data do início: 01/03/2012
Linha de Pesquisa: Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática