Projetos linha 1

Inovações didático-metodológicas para educação científica

O projeto iniciado em 2014 tem por objetivo principal desenvolver estudos relacionados à elaboração e aplicação de propostas didáticas inovadoras na área de ensino Ciências e Matemática nos diferentes graus de ensino. O projeto toma como aporte teórico a concepção construtivista em seus fundamentos epistemológicos, psicológicos e pedagógicos e a partir de investigações, estrutura e propõe intervenções didáticas. O referencial que subsidia as pesquisas desenvolvidas está vinculado a pesquisa qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos para coleta de dados.
Docentes: Alana Neto Zoch (resp.), Aline Locatelli, Carlos Ariel Samudio Perez
Data do início: 01/03/2014

Educação científica na contemporaneidade: perspectivas teóricas, didáticas e metodológicas

O projeto está pautado pelas discussões que envolvem o ensino de Ciências e Matemática nos processos educativos, focando questões vinculadas a concepção construtivista como a alfabetização cientifica, a abordagem CTS e outras especificidades da didática das Ciências. A problemática central volta-se a necessidade de que os conteúdos de ciências abordados na escola contribuam para a qualificação do processo de formação dos estudantes fornecendo-lhes elementos para participarem e se posicionarem criticamente frente aos eventos presente na sociedade contemporânea. De modo especial, o projeto foca na necessidade de que o ensino de ciências considere aspectos de natureza externalista e que esteja voltada a inserir no bojo das ações didáticas uma visão de ciência relacionada à vida cotidiana dos estudantes. Para tanto, o estudo em seus subprojetos, propõe analisar a prática docente do professor da área de Ciências, bem como propor e analisar intervenções didáticas voltadas à alfabetização científica dentro de uma concepção construtivista. Outro aspecto inerente ao estudo é a necessidade de enfatizar a ciência em seu caráter interdisciplinar, o qual assume relevância ao ser entendido como elemento transversal aos estudos em seus diferentes desdobramentos. Os desígnios teóricos que fundamentam o projeto apoiam-se nos referenciais anunciadas agregando-se outras perspectivas relacionadas ao campo da didática das ciências naturais e da epistemologia da ciência. Tais perspectivas fundamentam as investigações e delineiam os caminhos a serem trilhados pelos pesquisadores envolvidos. No campo metodológico o projeto volta-se a uma abordagem qualitativa selecionando instrumentos para coleta de dados de acordo com o recorte do estudo em desenvolvimento.
Docentes: Cleci Teresinha Werner da Rosa (resp.)
Data do início: 02/01/2017

Metacognição e afetividade nos processos educativos em Ciências

O presente projeto parte da necessidade de fomentar o debate pela inserção das dimensões metacognitivas e afetivas nos processos educativos especialmente no campo da educação em ciências. O foco central do estudo toma como problemática a importância que a psicologia cognitiva tem dada a tais dimensões como aspecto que influenciam diretamente a aprendizagem e os poucos estudos vinculados a sua utilização na área da educação científica. Diante dessa realidade em que por lado há indícios de que ela contribui para a aprendizagem e por outro pouco se tem investigado, o projeto estabelece como questão central a investigação sobre as contribuições de tais dimensões no processo de ensino e aprendizagem em ciências. Tal questionamento se desdobra em um conjunto de novas perguntas que envolvem de forma distinta estudos vinculados a metacognição e afetividade nos processos educativos e associadas ao campo da educação em ciências. Tais questionamentos são balizados pelo fato de que a metacognição representa a possibilidade de que os estudantes conheçam a si próprios e saibam gerenciar suas aprendizagens e que a afetividade possibilita entender o contexto educacional sob a visão de um sistema educacional mais humanista e em consonância com os desejos e anseios dos estudantes. No campo teórico o projeto se apoia no construtivismo educacional e sua concepção de que o processo de construção do conhecimento ocorre a partir da interação entre sujeito e objeto. No contexto da metacognição e da afetividade, aspectos centrais do projeto, os referencias situam-se em autores que fundamentados na psicologia cognitiva tem fornecido elementos para definir tais dimensões e nos autores que tem a partir desses estudos fomentado o debate sobre as possibilidades e potencialidades de associá-las a educação em ciências. Em termos metodológicos toma-se como pressuposto a pesquisa qualitativa e apoia-se em elementos e instrumentos para coleta de dados que permitam subsidiar os processos de investigação e intervenção na realidade, aqui restrita aos de natureza educativa.
Docentes: Cleci Teresinha Werner da Rosa (resp.)
Data do início: 01/03/2010

Ensino, cultura e aprendizagem em Matemática

O referido projeto de pesquisa busca agregar experiências didáticas, fazer estudos teóricos, estudos dirigidos e ações correlatas na intenção de buscar contribuir com a natureza didático-metodológica do ensino de Matemática, na intenção de qualificar as ações que se identifiquem com tais pressupostos. Os envolvidos no projeto através de experiências didáticas, tecnológicas e teóricas serão estimulados a fortalecer a compreensão de conceitos, estratégias de ensino, metodologias diversificas, compreensão e uso da História da Matemática junto ao ensino de Matemática, nos diferentes níveis de ensino. O projeto toma como referencial os estudos envolvendo a representação e história cultural de Chartier (1990), as ideias de assimilação e aculturação de Le Goff, Chartier e Revel (1988) e também as grandes tendências e educação matemática, como Modelagem Matemática (Almeida, Silva e Vertuan, 2012). Etnomatemática (D’Ambrósio, 2001) e História da Matemática (Miguel e Miorim, 2004), abordados dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa conforme Borba e Araújo (2004), além de Borba, Almeida e Gracias (2018).
Docentes: Luiz Henrique Ferraz Pereira (resp.)
Data do início: 02/01/2017

Aprendizagem significativa em Ciências e Matemática

Na tentativa de tornar o ambiente escolar, em especial a sala de aula, um espaço de diálogo e reflexão para a promoção de aprendizagens significativas, concretas e contextualizadas é necessário que ocorram alterações profundas nas concepções dos professores sobre os objetivos e os resultados esperados no processo de ensino e de aprendizagem. A partir deste contexto, presente projeto busca desenvolver pesquisas relacionadas à elaboração e implementação de propostas didático-metodológicas que almejam a Aprendizagem Significativa dos conceitos de Ciências e Matemática da Educação Básica. As inferências didáticas-pedagógicas, que buscam melhoria e da qualificação do processo de ensino e da aprendizagem desta etapa de escolar, devem fazer uso dos mais diversos recursos como atividades práticas, revisão de literatura, uso de mapas conceituais, expressões e representações, materiais de hipermídias, textos didáticos e científicos, resolução de situações-problemas, jogos educativos de ciência e matemática e problematização do cotidiano. Para tal, fundamentam-se na Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David P. Ausubel, no entanto, considerando a diversidade de situações presentes no contexto da sociedade contemporânea o suporte teórico pode estar vinculado a outras teorias e seus desdobramentos na área de ensino de Ciências e Matemática. O desenvolvimento metodológico caracteriza-se vinculado a uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva de Augusto N. S. Triviños. O tratamento dos dados apoia-se na Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin e na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi.
Docentes: Luiz Marcelo Darroz (resp.) e Cleci Teresinha Werner da Rosa.
Data do início: 03/01/2017

Projeto de Extensão
Astronomia na Educação Básica

O projeto de caráter extensionista parte da necessidade de fomentar o debate sobre questões relacionadas ao universo e subsidiar o professor em termos de recursos didáticos para alimentar essas discussões na escola. O intuito está em levar à escola conteúdos que tradicionalmente têm sido pouco abordados por ela, seja por falta de preparo dos professores, pela ausência de discussões mais profundas nos livros e materiais didáticos, ou mesmo por carência de equipamentos didáticos ou outros dispositivos capazes de subsidiar a ação docente. Independentemente de qual seja a razão, o fato é que os estudantes saem da escola com muita curiosidade, mas pouca informação sobre temas relacionados ao universo e à Astronomia. Com objetivo de fomentar a inserção desses conteúdos na educação básica, o projeto busca desenvolver atividades de natureza teórica e prática relacionadas ao tema com professores e alunos dessa etapa de escolarização. E, para além disso, busca discutir tais conhecimentos com os interessados no assunto por meio de feiras e mostras abertas à população em geral, como forma de oportunizar o diálogo do sistema educacional com a comunidade. Para tanto, o projeto ocupa-se de elaborar e aplicar atividades didático-metodológicas pautadas em referenciais teóricos do campo educacional e que possibilitam dar sustentabilidade a essas propostas. As atividades estão vinculadas a elaborações de sequências didáticas, cursos de extensão, oficinais, minicursos e palestras abordando os mais diferentes temas vinculados à Astronomia e que sejam de interesse dos alunos e professores da educação básica. As ferramentas didáticas selecionadas para as atividades envolvem simulações, jogos didáticos, atividades experimentais, filmes, documentários, observações astronômicas, entre outros que são disponibilizados em um portal de acesso gratuito e amplamente divulgados na comunidade escolar.
Docentes: Cleci Teresinha Werner da Rosa (resp.), Luiz Marcelo Darroz e Carlos Ariel Samudio Perez.
Data do início: 01/03/2016