Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar a qualificação profissional dos professores de Ciências, Matemática e afins, por meio da análise crítica e fundamentada dos processos educativos, oportunizando a realização de pesquisa associada a práticas de intervenção pedagógica, em consonância com o desenvolvimento de produtos educacionais que contribuam para a melhoria do ensino e da aprendizagem nos diversos contextos e níveis educacionais.

Objetivos específicos

  • qualificar professores das áreas foco do Programa, por meio de fundamentações científicas, tecnológicas, epistemológicas e pedagógicas, para sua ação docente como profissional da educação;
  • incentivar discussões para a percepção de que os conhecimentos produzidos em Ciências e Matemática são construções humanas vinculadas a aspectos históricos, sociais e culturais;
  • proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas, enfatizando a vertente tecnológica como meio mediador para o ensino e a aprendizagem;
  • investigar o emprego de materiais e dispositivos didáticos diversos como instrumentos à construção de saberes em diferentes níveis educacionais;
  • preparar o profissional para interagir de forma ética e crítica com as demandas sociais emergentes dos processos educacionais;
  • proporcionar aos acadêmicos discussões que favoreçam a análise crítica da sua ação pedagógica diante do contexto em que atuam em suas dimensões sociais, políticas e culturais;
  • investigar e desenvolver formas de aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo a interação entre a comunidade acadêmica educação básica, graduação e pós-graduação;
  • desenvolver produtos educacionais inovadores circunscritos por estudos teórico-metodológicos nas áreas de abrangência do Programa;
  • estimular a produção e a socialização dos conhecimentos científicos produzidos no Programa.

Perfil do egresso

Para alcançar tais objetivos, estruturamos um currículo que busca alinhar as questões contemporâneas de educação com as discussões referentes à inserção de metodologias e de dispositivos tecnológicos inovadores no contexto escolar, bem como com o aprofundamento de conteúdo específico de cada área de abrangência do Programa. Dessa forma, esperamos que o egresso tenha condições de atuar tanto na disseminação dos conhecimentos específicos adquiridos em sua área de atuação, como habilidade de leitura da realidade educacional a que pertence, e na construção da cidadania de seus alunos, quanto na produção de novos conhecimentos relacionados à sua área de ensino e na sua consequente divulgação.
Nessa perspectiva, o egresso estará apto a:

  • pensar, elaborar, implementar e avaliar produtos educacionais inovadores associados e pertinentes a diferentes contextos e que possam atender às demandas de distintos níveis educacionais;
  • desenvolver metodologias de ensino coerentes e adequadas às necessidades emergentes dos processos de aprendizagem em que estiver envolvido;
  • ser protagonista e capaz de diagnosticar, propor e ponderar soluções para problemas, em especial, aqueles referentes à sua prática docente e de sua área de formação;
  • atuar na educação básica e no ensino superior de forma a ser agente promotor de reflexões críticas e contínuas sobre a educação, tendo sua prática e formação como referência;
  • investigar os processos educativos em conformidade com as especificidades da comunidade científica e em sintonia com as perspectivas atuais do seu campo de atuação;
  • continuar seus estudos, pesquisas, docência ou outras atividades que o título lhe proporcionar, com a intenção de constante aprimoramento sobre temas de seu interesse.