Estrutura curricular 2021

Estrutura curricular 2017-2020 Estrutura curricular 2020-atual

 

A integralização curricular do curso de mestrado é realizada por meio de atividades acadêmicas previstas na estrutura curricular relacionadas à área do conhecimento. A grade curricular é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas. A cada disciplina é atribuído um número de unidades de créditos equivalente, sendo que cada crédito corresponde a 20 h (a partir de 2021). O pós-graduando deve obter a proficiência em inglês durante o curso, submetendo-se a uma prova específica oferecida pela própria instituição ou por outra IES que possua programas de pós-graduação. A integralização do currículo compreende 18 créditos a serem cumpridos em disciplinas e quatro créditos de orientação (caracterizados nas disciplinas de Dissertação I, II, III e VI), totalizando 22 créditos. A integralização curricular deverá ser realizada em 24 meses.

Para solicitar defesa de dissertação, além da integralização curricular, o discente deverá ter realizado o exame de proficiência em língua inglesa. Em relação ao exame de proficiência em língua inglesa, a Divisão de Pós-Graduação, setor stricto sensu juntamente com o Curso de Letras da UPF, realiza os exames de proficiência em leitura em língua estrangeira, os quais são destinados aos alunos de pós-graduação da UPF e demais interessados da comunidade interna e externa. O exame de proficiência é ofertado duas vezes por ano pela UPF, uma edição ocorre no mês de maio e a outra no mês de outubro, já fazendo parte do Calendário Institucional por se tratar de um evento regular.

As disciplinas que fazem parte da matriz curricular do Curso a partir de 2021, estão elencadas abaixo. Todas as disciplinas fazem parte da área de concentração única do programa (Ciência e Tecnologia de Alimentos). A fim de otimizar a carga horária dos professores do programa, permitindo uma maior dedicação às atividades de orientação, algumas disciplinas ocorrem de forma bienal, seguindo uma orientação dada pela comissão de diligência ocorrida na época da implantação do curso. As disciplinas são indicadas abaixo:

 

Disciplinas Anuais

Créditos

Obrigatório

Observações

Estágio em Docência I

2

Para bolsistas

Não integralizam créditos

Estágio em Docência II

1

Para bolsistas

Não integralizam créditos

Metodologia Científica

2

Não

 

Alimentos, Saúde e Nutrição

2

Não

 

Microbiologia de Alimentos

2

Não

 

Planejamento de Experimentos

2

Não

 

Processamento e Preservação de Alimentos

2

Não

 

Química de Alimentos

3

Não

 

Projeto de mestrado

1

Sim

 

Qualificação de mestrado

1

Sim

 

Tópicos Especiais I

2

Não

Relacionado à escrita de 1 artigo científico no primeiro ano do mestrado

Tópicos Especiais II

2

Não

Disciplina ministrada por todos docentes em tópicos de flexibilização curricular

Dissertação I, II, III e IV

1

Sim

Disciplinas de orientação

Dissertação V, VI

 

Não

(Relacionado a casos de prorrogação)

Tópicos Especiais

3

Não

 

 

Disciplinas bienais

Créditos

Obrigatório

Processos de Separação na Indústria de Alimentos

2

Não

Bioprocessos em Alimentos

2

Não

Análise Instrumental

2

Não

Análise Sensorial

2

Não

Ciência e Tecnologia de Grãos e Farinhas

2

Não

Ciência e Tecnologia de Laticínios

2

Não

Ciência e Tecnologia da Carne

2

Não

Valoração de resíduos agroindustriais

2

Não

 

 

Com relação ao número de disciplinas obrigatórias, somente seis disciplinas possuem caráter obrigatório: Projeto de Mestrado, Qualificação de Mestrado, Dissertação I, Dissertação II, Dissertação III e Dissertação IV, o que possibilita flexibilidade para o aluno direcionar seu plano de estudos para fundamentar e direcionar os trabalhos de sua dissertação.

As disciplinas de Projeto de Mestrado e Qualificação de Mestrado, de caráter obrigatório, contarão créditos para a integralização curricular (um crédito cada uma); na disciplina de Projeto de Mestrado o aluno escreve o projeto de dissertação, o qual é apresentado para banca composta pelo orientador e outros 2 professores doutores, sendo no mínimo 1 professor permanente do PPGCTA. A proposta de projeto é apresentada ao final do segundo semestre do curso. Ao final da disciplina de Qualificação de Mestrado o aluno deve apresentar o relatório de qualificação para banca composta pelo professor orientador e outros 2 professores doutores.

A disciplina de Metodologia e Redação Científica contabiliza créditos para a integralização curricular (2 créditos);

As disciplinas de Estágio em Docência I (2 créditos) e Estágio de docência II (1 créditos) não contabilizam créditos para a integralização curricular. Estágio de docência: em atendimento a Instrução Normativa Nº 01/2015/VRPPG-UPF, que dispõe que os programas stricto sensu deverão oferecer os estágios de docência como disciplinas optativas: “Estágio de Docência I” (02 créditos), “Estágio de Docência II” (01 créditos) e “Estágio de Docência III” (02 créditos – para cursos de doutorado) ou denominações equivalentes, a todos os pós-graduandos interessados. Estas disciplinas são obrigatórias para os alunos bolsistas do programa.; a disciplina “Estágio de Docência I” é de caráter teórico, preparando o pós-graduando à docência universitária; as disciplinas de “Estágio de Docência II e III” são de caráter prático (estágio em docência) e serão desenvolvidas nos cursos de graduação da UPF; para o desenvolvimento do Estágio de Docência II e III, não será exigido que o professor orientador da dissertação/tese seja o mesmo a tutelar o estágio em sala de aula; os pós-graduandos matriculados nas disciplinas de Estágio Docência II e III deverão cumprir, no mínimo, oito horas aula de docência cada uma, distribuídas de acordo com o cronograma de cada curso.

As disciplinas de Dissertação I, II, III e IV ocorrem ao longo dos 4 semestres, sendo os alunos distribuídos entre os professores orientadores do programa. A disciplina de dissertação IV está associada à defesa do relatório final. A disciplina de Dissertação V e VI, quando necessárias referem-se à tutoria dos casos de prorrogação.

As disciplinas foram concebidas a fim de atenderem as necessidades das linhas de pesquisa do programa. A integração das linhas de pesquisa com as disciplinas da matriz curricular é apresentada no texto a seguir.

 

A linha de pesquisa Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes é composta por dois projetos, os quais apresentam relação com as disciplinas da seguinte forma.

Projeto 1 - Produção de alimentos, ingredientes e produtos de interesse industrial por bioprocessos

As disciplinas de Bioprocessos em Alimentos, Análise Instrumental, Planejamento de Experimentos, Processos de Separação na Indústria de Alimentos, Processos Bioquímicos e Química de alimentos, bem como disciplina de Tópicos Especiais permitem ao discente a obtenção dos conhecimentos para o desenvolvimento de projetos nesta linha, com ênfase no conhecimento dos processos fermentativos genéricos, da bioquímica microbiana e das alterações químicas ocorridas nos compostos celulares a partir de modificações nas condições de cultivo dos microrganismos. A partir dos cultivos, os processos de extração e purificação dependem do conhecimento profundo da estrutura do biocomposto e dos métodos de separação a serem utilizados de forma a manter a sua bioatividade. Projeto 2 - Desenvolvimento de produtos e processos para a indústria de alimentos

As disciplinas de Processamento e Conservação de Alimentos, disciplinas de Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciência e Tecnologia da Carne, Ciência e Tecnologia de Grãos e Farinhas, bem como Processos de Separação na Indústria de Alimentos, Química de Alimentos, Microbiologia Avançada de Alimentos, Análise Instrumental, Análise Sensorial, Planejamento Experimental e Tópicos Especiais, contribuem para o desenvolvimento dos projetos desta linha de pesquisa, abrangendo os novos processos de produção de alimentos e ingredientes, bem como os conhecimentos necessários para a fundamentação dos mesmos, além das técnicas de controle de qualidade e avaliação da aceitação dos novos produtos desenvolvidos pelos consumidores.

 

A linha de pesquisa Qualidade e propriedades funcionais de alimentos é composta por dois projetos, os quais apresentam relação com as disciplinas da seguinte forma:

 

Projeto 1 - Avaliação e controle de qualidade de alimentos

Emprego de ferramentas na melhoria contínua de produtos e processos em alimentos. Avaliação e controle de qualidade física, química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios utilizando metodologias convencionais e inovadoras de análise de alimentos, realizando a detecção e a quantificação de diferentes compostos indesejáveis presentes nos alimentos, reduzindo e ou eliminando o risco potencial para a saúde pública. As disciplinas de Química de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Análise Sensorial, e Análise Instrumental, são as principais disciplinas que fundamentam esse projeto, apresentando as técnicas analíticas, microbiológicas e sensoriais que permitem o controle de qualidade e avaliação da composição dos alimentos.

Projeto 2 - Avaliação de propriedades funcionais e nutracêuticas de bioprodutos e compostos

Caracterização de compostos funcionais de microalgas ou outras matérias primas. Utilização de compostos funcionais e da restrição calórica em atividades funcionais como: antioxidantes, anti-inflamatórios, anticolesterolêmicos, entre outros. Fundamentado pelas disciplinas de Química de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Análise Instrumental, Alimentos, Nutrição e Saúde, e Análise Sensorial.