• Pós-graduação UPF

Num país que busca ampliar o crescimento econômico e social, a demanda por profissionais altamente qualificados cresce a cada dia. Em consonância com isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) acredita que o desenvolvimento requer pessoas com formação qualificada para liderar os processos tecnológicos, administrativos e sociais da comunidade. Por isso, a instituição tem investido cada vez mais na pós-graduação.
 

  • Especialização e MBA

Empresas e pessoas investem, cada vez mais, no aprimoramento profissional como diferencial no mercado de trabalho. A UPF, além de cursos de graduação respeitados, mantém programas de pós-graduação de excelência nas diversas áreas do conhecimento. Corpo docente qualificado, disciplinas em sintonia com a atualidade e estrutura física moderna são algumas características que a instituição oferece a quem busca profissionalizar-se, seja para o trabalho em empresas ou instituições públicas e privadas, seja para a área acadêmica ou da pesquisa.
 

  • Residência

Os programas de residências oferecidos pela UPF objetivam proporcionar formação em serviço aos profissionais da área da saúde. Além de estarem em conformidade com os projetos pedagógicos da Instituição, os programas consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população. As Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foram criadas e são regulamentadas pela Lei Federal nº 11.129, de 30 de junho de 2005.
 

  • Mestrado e Doutorado

Desde 1996, a Instituição oferece cursos de pós-graduação stricto sensu. Isso representa o resultado da consolidação de sua de pesquisa, de investimentos realizados na capacitação de seus docentes em nível de doutorado e no desenvolvimento da infraestrutura necessária para este nível de ensino. A UPF mantém programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, com princípios e temáticas articulados às questões emergentes da ciência e da tecnologia contemporâneas.

A Universidade está articulada com uma política nacional de pós-graduação, atendendo aos critérios de qualidade da Capes, órgão nacional que avalia e regulamenta a certificação na área. Atualmente, a instituição conta com oito programas de pós-graduação em andamento. São cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que proporcionam aos discentes um alto nível de qualificação, seja para o trabalho em empresas ou instituições públicas e privadas, seja para a área acadêmica ou da pesquisa. 
O investimento dos pós-graduandos nos cursos tem tido retorno garantido: quase a totalidade dos alunos consegue boa colocação no mercado de trabalho logo após encerrar o curso.  

Para dar suporte aos cursos, a instituição conta com bases sólidas: o corpo docente é formado por profissionais que são referência nas áreas de abrangência dos programas, reconhecidos pela qualidade e inovação das pesquisas que realizam e pela produção científica consistente, disponível em publicações nacionais e internacionais. Na infraestrutura destacam-se laboratórios, centros de pesquisa e acervo bibliográfico.

INTERESSOU?
SAIBA MAIS