Ensino

UPF submeterá proposta ao edital Professor do Amanhã

27/12/2023

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF

Estudantes terão isenção de mensalidades e receberão subsídio mensal do governo do Estado durante todo o curso de graduação

No dia 17 de dezembro, o governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, publicou o tão esperado Edital Professor do Amanhã, que oferece mil bolsas em todo o Rio Grande do Sul para formar professores e suprir carências da rede pública de Educação Básica no Estado, com início no primeiro semestre de 2024.

Mesmo em período de recesso, a UPF anuncia que está com  sua equipe mobilizada na construção das propostas a fim de  participar do edital pleiteando  parte das cerca de 128 bolsas de graduação, destinadas às universidades que integram a região Norte/Produção. A proposta a ser encaminhada pela UPF deverá contemplar  os cursos de licenciatura em História, Letras, Biologia e Matemática.

De acordo com o edital, que pode ser consultado no site https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=936733, poderão participar do processo seletivo professores que atuam na Educação Básica no Estado há pelo menos três anos e que ainda não possuem curso de graduação ou estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, preferencialmente, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral e  tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM - e obtido o mínimo de 400 (quatrocentos) pontos na média das cinco notas das provas do exame. Como forma de incentivo à formação de novos professores, diante da escassa procura por essa profissão nos últimas anos, os estudantes contemplados com as bolsas, além de terem isenção de taxas, matrículas e mensalidades da Instituição Comunitária de Educação Superior, contarão com subsídio, para custeio próprio, de R$ 800,00  reais mensais durante todo o curso de graduação. 

Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, professor Edison Casagranda, “o edital representa o reconhecimento, por parte do governo do Estado, do importante papel das instituições comunitárias na formação de professores, que é um tema urgente tendo em vista o risco de apagão docente que estamos vivendo no estado e no país como um todo”.