Universidade

Estudantes da UPF farão intercâmbio na Europa em julho

22/05/2024

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Onze acadêmicos de diferentes cursos embarcam para as universidades europeias parceiras da UPF

O Icarus Conrad irá realizar um de seus maiores sonhos: estudar Jazz na Polônia. O acadêmico de Música faz parte do grupo de 11 estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) que farão, no segundo semestre de 2024, um intercâmbio acadêmico, e participaram na última terça–feira (21) da reunião de preparação do Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac), organizado pela Assessoria Internacional. Além da Polônia, os destinos escolhidos foram Espanha, Itália e Portugal.

Ícarus e a mãe, Rochele.

A mãe de Ícarus, Rochele Conrad, está ansiosa para ver o filho embarcar rumo à Europa. “É algo que nossa família sempre estimulou, né? A busca pelo conhecimento além das fronteiras. Acredito que vai ser um crescimento fantástico para ele e para nós que vamos acompanhar de longe”, nos conta empolgada.

A reunião do Piac foi organizada no auditório da UPF Online, no Campus I. Na ocasião, a coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm, reforçou que o intercâmbio aprimora os conhecimentos sociais do estudante e o torna ainda mais independente. “Fazer um intercâmbio faz com que o estudante desenvolva competências socioemocionais, já que estarão em um país diferente, sem poder ter a presença da família ou amigos. Isso faz com que o estudante cresça e se torne ainda mais independente”

Onze estudantes embarcam para a Europa em julho.

Presente no encontro, o pró-reitor Acadêmico da UPF, professor Dr. Edson Casagranda, apoiou os estudantes na nova fase que os aguarda. “Acreditamos que esse movimento cultural de estar em outro país, e frequentar disciplinas com outros professores em uma universidade diferente, certamente será uma experiência única, ainda mais em instituições renomadas que vocês [estudantes] estão indo”, salientou.

Carlos Henrique Gomes, estudante de Educação Física, e Bárbara Gresana Leão, graduanda em Direito, escolheram Portugal como destino de viagem. Ele preferiu a Universidade do Porto para essa experiência, e usou como critério ela estar entre as 50 melhores do mundo. “Eu quero fazer muitos contatos lá [em Portugal], ter uma nova perspectiva de conhecimento e conhecer a cultura deles principalmente”, enfatizou Carlos.

A mãe Edi diz já estar com saudade do filho Carlos.

Sua mãe diz estar com o coração apertado e já sentir saudades do filho. “Mãe fica com o coração apertado, né? Mas é muito gratificante poder proporcionar isso para ele, porque tenho certeza que ele trará ideias e conhecimentos novos que poderá aplicar aqui depois”, nos contou Edi Paixão, mãe de Carlos.

Assim como Carlos, Bárbara embarca para a Universidade de Lisboa para o intercâmbio em Direito, também pela qualidade no ensino. “Portugal é reconhecido por ter um bom ensino no Direito, e na minha área de conhecimento específico será muito útil. Nossas leis são inspiradas nas leis portuguesas, então a aplicação no Brasil se torna fácil depois”, disse Bárbara.

Lírio está empolgado com sua filha.

Seu pai, Lírio Roberto Leão, é advogado e egresso do curso de Direito da UPF, e está feliz em ver sua filha podendo usufruir de um intercâmbio. “É uma mistura de ansiedade, preocupação e muita satisfação. Ver a filha seguindo no mesmo ramo é muito gratificante. Na minha época tive a oportunidade, mas não pude levar adiante o intercâmbio, então hoje realizo esse sonho por ela”, finalizou Lírio. 

Estude na UPF e tenha oportunidade de construir sua carreira

Estudantes da UPF têm apoio constante em muitas áreas, indo além do ensino, da pesquisa e da extensão. Com mais de 70 universidades conveniadas em 20 países, acadêmicos ganham a chance de construir sua carreira em um intercâmbio durante a graduação, podendo estudar em outro país e expandir seus conhecimentos em novas culturas e linguagens. 

Para o segundo semestre de 2024, a UPF abre inscrições do Vestibular de Inverno, onde são ofertados mais de 20 cursos, entre presenciais e híbridos. Os vestibulandos podem fazer a prova online, presencial ou usar a nota da redação do Enem dos últimos dois anos. 

Saiba mais sobre os cursos ofertados acessando upf.br/vestibular.

Se ficou curioso em conhecer as universidades e países conveniados nos intercâmbios acadêmicos, acesse aqui.