Extensão

CSR/UPF está com inscrições abertas para cursos de Suporte de Vida e em Pediatria

24/11/2023

11:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Cursos capacitam profissionais de saúde que trabalham nas áreas de emergência

O Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF) está com inscrições abertas para dois cursos de extensão: Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) e Suporte Básico de Vida (BLS). O primeiro será realizado entre os dias 02 e 03 de dezembro; já o segundo, no dia 15 de dezembro. Os treinamentos são abertos a profissionais da área da saúde, e que atuem principalmente em casos de emergência.

Curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)

Onde: CSR UPF – Campus II (Rua Teixeira Soares, em frente ao HSVP)
Data: de 02 e 03 de dezembro de 2023
Período de inscrições: 14/11/2023 a 28/11/2023
Inscrições: https://secure.upf.br/eventos/eventos/1013
Sobre o curso: No PALS (Pediatric Advanced Life Support) ou SAVP (Suporte Avançado de vida em pediatria) da AHA, os alunos aprendem uma abordagem sistemática para avaliar, identificar a causa subjacente e tratar pacientes pediátricos em situações de emergência. O conteúdo é discutido durante a simulação realística de casos clínicos. São utilizados manequins de alta fidelidade e recursos audiovisuais para otimizar o aprendizado.

Suporte Básico de Vida (BLS)

Onde: CSR UPF – Campus II (Rua Teixeira Soares, em frente ao HSVP)
Data: 15 de dezembro de 2023
Período de inscrições: 22/11/2023 a 11/12/2023
Inscrições: https://secure.upf.br/eventos/eventos/1015
Sobre o curso: Curso realizado em parceria com a American Heart Association (AHA). O BLS é utilizado para treinamento de equipes de profissionais de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

Sobre o Centro de Simulação Realística (CSR)

Localizado no quarto andar do Campus II, junto aos cursos de Medicina e Enfermagem, no Campus II da UPF, o espaço possui 888 m² de estrutura global permitindo que estudantes e profissionais da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação e extensão possam desenvolver habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos de saúde, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.

O CSR conta com ambientes semelhantes aos que são utilizados em universidades referência no mundo. Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, sala de parto e enfermarias.