Ensino

Volta às aulas: professores são recepcionados no Presença UPF

27/07/2021

11:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Como forma de dar início as atividades do segundo semestre, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) promoveu, nesta segunda-feira, 26, mais uma edição do Presença UPF. Pensado para ser um evento híbrido, o encontro contou com uma movimentação presencial na realização de um drive thru, à tarde, com a participação de estudantes e funcionários. À noite, uma live sobre metodologias educativas reuniu todos de forma on-line.

Recepcionados por estudantes, professores de todos os cursos estiveram no Campus I e também na estrutura multicampi da UPF. De acordo com a professora Me. Eliara Riasyk Porto, coordenadora do Núcleo, o objetivo central era promover uma ação de aproximação e de agradecimento aos docentes. “Tínhamos o desejo de fazer algo presencial, mas como não foi possível 100%, pensamos em algo híbrido, fazendo com que eles viessem ao Campus e fossem recepcionados pelos funcionários e também pelos estudantes. Nosso objetivo foi agradecer e resgatar o sentimento de união: todos nós passamos por momentos desafiadores e juntos vamos superar os desafios que ainda vierem”, destacou.

Professores foram recepcionados por alguns acadêmicos

Afeto e emoção

Acadêmicos em pontos estratégicos no Campus foram dando o tom do momento. Ao encontrá-los, o professor Dr. Luiz Carlos Kreutz ressaltou a importância do carinho e desse momento de retomada. “Nós vivemos para isso. Somos professores, pesquisadores e nosso objetivo é estar com os estudantes e estamos desejando muito voltar e esse momento foi fundamental para nos motivar”, frisou.

Para a professora Dra. Luciane Colla, o evento foi uma forma de iniciar o semestre com energias renovadas. “Saí emocionada do encontro. As coisas estão desafiadoras, mas esses afagos são importantes e nos motivam a seguir trabalhando sempre”, observou.

Momento de formação

Reunidos de forma on-line os professores participaram de um momento de formação à noite. Com dinâmicas e interações, que incluíram a participação de acadêmicos e funcionários, os professores foram convidados a experimentar sensações. Como última surpresa, o palestrante convidado, professor Dr. Ricardo Fragelli, da UnB.

Presente nas atividades, a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou a importância dos encontros e agradeceu o empenho de cada um no desenvolvimento do semestre que findou. Em sua fala, pontuou a importância da união para que os desafios sejam vencidos e superados. “Esse momento é muito emocionante. Sabemos que, com todo cuidado e sensibilidade os professores conduziram as atividades e hoje dão início ao segundo semestre, fortalecidos e esperançosos. Uma grata surpresa feita pelo NAP e com a participação dos acadêmicos, mostrando o quanto é importante o carinho e o contato”, observou.

De acordo com ela, o Presença UPF, que marca a abertura dos semestres, compreende uma das ações do projeto de formação docente, visando qualificar permanentemente nosso trabalho, sempre em constante construção. “Não está sendo fácil, mas estamos aprendendo muito, ressignificando o nosso fazer, com toda a nossa força, dentro de um tempo diferente, mas sem deixar de atender nossos projetos acadêmicos. Estivemos presentes, mesmo na ausência física, fazendo da melhor forma possível aquilo que nos é tão caro: ensinar. Mudamos roteiros, realinhamos rotas, mas não perdemos o foco”, reforçou a reitora.

Também presente, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, pontuou as mudanças que foram feitas, os processos adaptados e o desejo de que, tão logo seja possível, as atividades voltem presencialmente. “Já estamos há algum tempo afastados, atuando de forma remota. Então, retomar aos poucos a presencialidade, esse contato com os acadêmicos que estão aqui, com os funcionários, é uma forma de sentirmos que estamos voltando a normalidade. Tivemos processos de adaptação, aprendizado e crescimento. Nesse momento, queremos agradecer professores, estudantes e funcionários e desejar um bom início de semestre”, disse.

Criado do método de aprendizagem 300, Dr. Ricardo Fragelli é docente da UnB. Pesquisador de metodologias de ensino e ganhador de diversos prêmios, ele participou do encontro com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre educação. Para apresentar algumas de suas metodologias, ele propôs um desafio aos professores da UPF, pedindo que se imaginassem em uma sala de aula com 250 estudantes. A partir daí ele refletiu sobre o difícil processo de fazer com que o estudante da primeira fila e o último do auditório recebessem o mesmo conteúdo. “Como fazer isso sem que esse aprendizado seja puramente mecânico? Precisamos criar ambientes de energia, colaboração e aprendizagem”, destacou.