Universidade

Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)?

03/05/2023

17:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor

Trata-se do principal instrumento de gestão, que sistematiza o planejamento da Instituição para o quinquênio 2022-2026

Uma universidade do tamanho da UPF requer diretrizes claras e objetivas, que articulem a execução de ações nas mais variadas áreas. Em sintonia com os requisitos e normativas emitidas pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Passo Fundo tem, no PDI, a referência para suas atividades, projetando seu desenvolvimento até 2026.  

O PDI apresenta aos professores, funcionários e acadêmicos a natureza da Instituição, sua missão e valores, bem como as políticas institucionais presentes na vida universitária. Sua construção, no segundo semestre de 2021, se ancorou no estudo da legislação pertinente, nos documentos institucionais e externos sobre a conjuntura da educação superior, na troca de informações com outras Instituições, na escuta da comunidade interna e na participação de seus colegiados.  

Como resultado do trabalho colaborativo realizado, reúnem-se, em único documento, informações relacionadas à estrutura organizacional, às diretrizes didático-pedagógicas, às políticas de desenvolvimento, aos serviços de apoio à comunidade acadêmica, entre outros, contemplando os cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e híbridos, em articulação com a pesquisa, a extensão e a inovação. 

Assim, articulado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o PDI inidica seis linhas estratégicas identificadas pela comunidade acadêmica como fundamentais ao presente e ao futuro da UPF: 

Linha 1 - Excelência acadêmica, pedagogia universitária e internacionalização
Linha 2 - Universidade inovadora
Linha 3 - Qualidade do ambiente interno e relações humanas
Linha 4 - Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável
Linha 5 - Sustentabilidade estrutural e econômica
Linha 6 - Planejamento e governança estratégica.

Cada linha se desdobra em objetivos e em ações, a serem priorizadas em todas as dimensões que caracterizam a universidade, impactando na qualidade da formação pessoal e profissional e na melhoria das relações com a comunidade.

Conheça o PDI acessando a sua Intranet > documentos e normas > Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026. Seu envolvimento potencializa a implementação das linhas estratégicas do PDI!