Extensão

VIII Seminário Integrador: momento de imersão nos projetos de extensão da UPF

10/05/2022

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Elizandro Baccin

Encontro entre a comunidade acadêmica extensionista buscou debater as ações e discutir estratégias para os mais de 60 projetos de extensão da Universidade

A imersão de centenas de acadêmicos e professores nos projetos de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) fortalece ainda mais o caráter comunitário da Instituição, que aproxima as ações desenvolvidas no meio acadêmico da comunidade na qual está inserida. Com o propósito de ser um espaço para formação e discussão de estratégias, o VIII Seminário Integrador, realizado nesta terça-feira, 10 de maio, abordou a temática “A vida das linhas: territórios, saberes e rizomas”. 

Ao fazer a saudação inicial do Seminário, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Assuntos Comunitários (VRPPEAC), Dr. Rogerio da Silva, mencionou a importância da extensão na vida comunitária. “Essa é a grande marca e o grande diferencial que a Universidade faz ao longo da sua trajetória e que neste momento tem 66 projetos de extensão e seis Programas Institucionais”, afirmou, fazendo uma referência aos grupos de trabalho, que foram organizados por Programas, a fim de possibilitar o diálogo de todos os projetos vinculados e suas equipes. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, evidenciou a alegria de reunir a comunidade acadêmica para debater a extensão universitária, que é considerada uma das atividades mais importantes da Universidade. “Somos uma Universidade diferenciada e temos muito orgulho de estarmos inseridos na comunidade. Ao mesmo tempo em que nos desenvolvemos como estudantes, funcionários e professores, também desenvolvemos a nossa região. Os projetos de extensão trazem elementos primordiais para que o processo formativo aconteça da melhor maneira e possibilita que todos os estudantes vivam esse viés, que cuida das mais diferentes áreas e que fazem com que a formação seja mais qualificada”, afirmou a reitora.

A coordenadora da Divisão de Extensão, Dra. Adriana Bragagnolo, explicou a programação e o andamento das atividades ao longo do encontro. “Essa tarde foi pensada com muito carinho para fazermos a apresentação dos coordenadores dos programas institucionais e reunir a comunidade acadêmica extensionista para pensar ações, organizar o trabalho e ser um momento formativo”, pontuou. 

Encontro dos grupos de trabalho

Após as apresentações, os integrantes de cada programa se reuniram em salas separadas para discutir as ações que estão em andamento e as demandas de cada grupo. Estão institucionalizados os seguintes programas: “P1 Comunidades e Territórios Sustentáveis”, “P2 Territórios da Cultura, Arte e Comunicação”, “P3 Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz”, “P4 Territórios da Educação e da Formação Humana”, “P5 Territórios da Saúde e do Cuidado” e “P6 Territórios da Inovação, Produção e Trabalho.

A última etapa do encontro trabalhou a sistematização do mapa do território em que os projetos são desenvolvidos, onde cada grupo posicionou círculos vermelhos nos lugares em que o projeto atua e com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são a base transversal para a implementação dos programas institucionais.