Universidade

Videoconferência marca o anúncio do credenciamento do CDSA/UPF

27/04/2021

09:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) recentemente recebeu o credenciamento para a realização do diagnóstico de doenças contempladas no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). E, para anunciar e celebrar esta conquista, na última sexta-feira, 23 de abril, ocorreu uma videoconferência promovida pela Organização Avícola do Rio Grande do Sul, e suas entidades membros, ASGAV e SIPARG, em parceria com a UPF, que contou com a participação de diversas autoridades, de órgãos responsáveis e de lideranças da avicultura, para enaltecer a relevância deste credenciamento para o setor avícola.

O presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), José Eduardo dos Santos, deu início ao encontro on-line, recepcionando e dando boas-vindas aos participantes. Logo após, o professor responsável pelo CDSA, Dr. Fernando Pilotto, agradeceu a todos que colaboraram e se empenharam, em cada uma das etapas, desde o projeto para a criação do CDSA, com apoio de diversas entidades públicas e privadas e recurso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDETC), até à obtenção deste objetivo, o credenciamento no MAPA. 

Além disso, o docente apresentou o Centro, destacando a importância da sanidade animal para a economia e a agropecuária, em toda cadeia de produção avícola, bem como dos demais segmentos de produção animal, como os de bovinos e suínos. Segundo Pilotto, projetos estão sendo desenvolvidos para que no futuro estes setores também sejam contemplados com escopos acreditados no MAPA por meio dos seus programas oficiais de Sanidade Animal.

Em seguida, a responsável técnica do CDSA, Me. Natalie Nadin Rizzo, apresentou a infraestrutura e o quadro funcional do Centro.

Convidados parabenizaram o trabalho do CDSA
Presente na videoconferência, a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, conversou com os participantes, relatando sua alegria em participar desta produção do conhecimento que, conforme ela, adentra em um ecossistema apoiador, forte e importante para o futuro. Ainda, a professora agradeceu e parabenizou todos os engajados com tal feito.

Em sua fala, o senador Luis Carlos Heinze enalteceu o papel da UPF dentro do setor do ensino superior, da ciência e do engrandecimento da agropecuária. “Sem dúvida, é belíssimo o papel do Ensino Superior, e das Universidades Comunitárias, para o engrandecimento do setor e para o futuro da ciência", comentou.

O egresso do curso de Direito da UPF, ex-ministro da Agricultura e Abastecimento, e ex-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, destacou o "momento ouro" na história do CDSA e sua trajetória no setor. "O conhecimento é a riqueza. Nada evolui sem o conhecimento. Me orgulho de ter me formado na UPF, e desta, hoje, me dar grandes alegrias para continuar com isso”, disse.

Ricardo Santin, egresso da UPF, atual presidente da ABPA e presidente da Câmara Setorial de Aves e Suínos do MAPA, relembrou o saudoso professor Édison Nunes, falecido no mês de março, que desempenhou um papel essencial no projeto inicial do CDSA.

A superintendente do MAPA no RS, a AFFA Helena Pan Rugeri, representou o MAPA no evento, agradeceu a parceria da Instituição com a superintendência e a parabenizou pelo empenho e resultados. "Sou feliz por ter passado pela UPF e por ela fazer parte de mim, por hoje eu estar aqui e viver esse trabalho em conjunto", salientou.
 
A diretora do Departamento de Defesa Animal (DDA) da SEAPDR/RS, Rosane Collares, foi representada no evento pela Fiscal Estadual Agropecuária (FEA), Ananda Paula Kowalski, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA). Na oportunidade, Ananda enfatizou a importância do CDSA na região norte do Estado, que contempla a maior cadeia produtora do setor avícola estadual.

Por fim, a chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dra. Janice Reis Ciacci Zanella, ressaltou a relevância do CDSA na região, a importância da avicultura no Sul do Brasil, e parabenizou a Instituição pela iniciativa.

Também participaram da videoconferência o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Dr. Rogerio da Silva; o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, Dr. Eraldo Zanella; professores, funcionários, acadêmicos, a comunidade em geral e demais autoridades que representaram importantes órgãos, os quais contribuíram com o projeto e com o CDSA, como o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (FUNDESA), a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), a Embrapa, o SINDILAT/RS, entre outros.