Integrado

VI Mostra do Conhecimento dos Cursos Técnicos apresenta pesquisas para estudantes de Passo Fundo

01/11/2023

09:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Alunos da Escola Protásio Alves conheceram trabalhos dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Radiologia

O Integrado UPF promoveu, na noite dessa terça-feira, 31 de outubro, as apresentações de trabalhos da VI Mostra do Conhecimento Integrado dos Cursos Técnicos. O evento, realizado na Arena UPF Parque, se caracteriza por ser uma oportunidade de os estudantes exporem pesquisas relacionadas às suas áreas de formação.

Participaram dessa edição um total de oito grupos, sendo quatro do Curso Técnico em Eletrotécnica e quatro do Curso Técnico em Radiologia. Os alunos apresentaram seus estudos, os quais receberam a orientação dos professores, para turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Protásio Alves e para uma comissão avaliadora.

Segundo o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, a atividade tem o propósito de compartilhar saberes e as aprendizagens que são construídas e compartilhadas ao longo do desenvolvimento dos cursos. “Os grupos apresentam exatamente aquilo que será a atribuição deles no futuro, ou aquilo que eles estão trabalhando. A ideia é estimular o protagonismo dos estudantes e, principalmente, a busca pelo conhecimento. Os alunos precisam se envolver, ser criativos e buscar, através da pesquisa, o aprofundamento do conhecimento para que possam apresenta-lo para a nossa comunidade”, comentou.

Diferentes temáticas foram abordadas na Mostra do Conhecimento
Dentre os grupos do Curso Técnico em Eletrotécnica, um deles expôs a pesquisa “Acionamento do motor trifásico controlado por CLP”, que objetiva desenvolver um controlador de velocidade para um motor de indução trifásico, utilizando inversor e CLP e permitindo controle manual e automático. Cledson Lopes integra a equipe que apresentou o trabalho e, na sua opinião, participar do evento é importante pois é uma possibilidade de mostrar na prática o que é ensinado em sala de aula.

No Curso Técnico em Radiologia, um grupo apresentou o estudo “Vacinas: uma história a ser contada”, que teve o intuito de contar a história da evolução das vacinas e suas aplicações à saúde humana. A estudante Gisele Nazi Oliveira relatou o objetivo do trabalho. “Acredito que o maior e principal objetivo é mostrar o quanto as vacinas são fundamentais. Às vezes, as pessoas não dão tanta importância em fazer vacina ou tem uma certa resistência em acreditar que, sim, elas fazem a diferença na vida”, disse, ao complementar que a Mostra do Conhecimento oportunizou uma maior dedicação e aprofundamento sobre o assunto estudado.

A aluna da Escola Protásio Alves, Sara Cristiny Souza Meireles, acompanhou as apresentações dos grupos dos Cursos Técnicos. Para ela, o evento ajuda na decisão da escolha profissional. “A Mostra é importante pois é uma chance para a gente conhecer diferentes áreas”, afirmou, salientando que tem interesse pela Radiologia.

As pesquisas foram avaliadas por uma comissão, que brevemente divulgará as melhores. A Mostra do Conhecimento Integrado dos Cursos Técnicos também ocorreu na segunda-feira, 30 de outubro, na UPF Casca, com a participação do Curso Técnico em Enfermagem.