Vestibular

Vestibular UPF: prova presencial será no dia 26 de novembro

11/11/2022

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Inscrições estão abertas para mais de 50 cursos de graduação presenciais, além de oito na modalidade híbrida

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão. Neste ano, estão sendo oferecidos mais de 50 cursos de graduação presenciais, além de oito na modalidade híbrida oferecidos no primeiro semestre de 2023 em Passo Fundo e também na estrutura multicampi, nos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Para ingressar na Instituição, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem. A prova presencial está marcada para o dia 26 de novembro, às 14h, no Campus I. Quem optar por realizar a prova presencial, deve efetuar sua inscrição até o dia 22 de novembro pelo site upf.br/ingresso

Neste ano, o Vestibular UPF apresenta duas novidades: o curso inédito de licenciatura em Ciências da Natureza, com foco na formação de professores habilitados a atuar no ensino da disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, assim como com as disciplinas de Física, Química e Biologia no Ensino Médio; e o curso híbrido de Letras - Português e Espanhol (segunda licenciatura), que oferece a oportunidade para que profissionais que já tenham uma licenciatura possam realizar uma segunda formação na área de Espanhol. 

Conheça cada uma das formas de ingresso: 

Prova de redação presencial
Neste ano, a prova presencial de redação está marcada para o dia 26 de novembro, a partir das 14h, no Campus I, em Passo Fundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de novembro pelo site do Ingresso

Prova de redação on-line
Quem preferir, poderá realizar a prova de redação de forma on-line. As inscrições e a prova devem ser feitas pelo site upf.br/ingresso. Caso necessite, o estudante poderá utilizar os laboratórios da estrutura multicampi da Universidade mediante agendamento prévio pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220. 

Nota de redação do Enem
Os candidatos que desejarem, poderão ainda aproveitar a nota de redação do Enem a partir do ano de 2010. Para isso, deverá informar no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar neste processo seletivo. 

Medicina
Assim como nos anos anteriores, o processo seletivo para o curso de Medicina é um pouco diferente. Neste caso, os estudantes têm apenas duas formas de seleção: prova presencial ou média do Enem. A prova presencial para o curso de Medicina também ocorre no dia 26 de novembro, às 14h, no Campus I, em Passo Fundo. A prova é composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.

Ainda, o estudante pode optar por utilizar a média do Enem obtida em um dos últimos dois anos (2020 ou 2021). Neste caso, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à média que pretende utilizar neste processo seletivo. 

Para ambas as formas de seleção, as inscrições devem ser realizadas pelo site upf.br/ingresso, até o dia 22 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa de R$200,00. 

Cursos híbridos
Além dos cursos presenciais, a Universidade oferece também oito cursos de graduação na modalidade híbrida, com aulas on-line e algumas atividades presenciais. Neste ano, são oferecidos os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Pedagogia e Serviço Social, além dos cursos de Língua Espanhola, voltados para quem já têm uma licenciatura tanto em áreas afins, quanto áreas não afins. Os cursos híbridos também são oferecidos em toda a estrutura multicampi, que contempla os municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. 

Bolsas e financiamentos
Atenta à realidade econômica do país, a Universidade oferece subsídios para que todos os estudantes tenham acesso ao ensino superior. Prova disso é que cerca de 70% dos acadêmicos da Instituição contam com algum tipo de bolsa ou financiamento. E neste processo seletivo, a UPF segue oferecendo uma série de possibilidades, ressaltando seu caráter comunitário. 

Entre os subsídios oferecidos estão bolsas como, por exemplo, o Prouni, Desconto Diplomados, voltado a pessoas que já possuem uma graduação. Destaque também para o programa Recomeçar Plus, que oferece desconto de 50% nas mensalidades para candidatos com mais de 35 anos; e para o Convênio Empresa/Associação, parceria que concede descontos a cooperados, associados, funcionários, e/ou dependentes de empresas e associações conveniadas com a Universidade. Há ainda opções de financiamentos, como o Crédito Universitário Banrisul e o programa Pravaler, que financiam até 100% das mensalidades. 

Todas as possibilidades estão disponíveis no site

UPF está entre as melhores do mundo

Com mais de 50 anos de história, a UPF não apenas se consolida como uma das maiores instituições de ensino do país, como também figura entre as melhores do mundo, segundo o ranking The Times Higher Education. Além da estrutura física, a Universidade é destaque na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, proporcionando aos estudantes uma experiência completa. 

Com ações diretas e indiretas em mais de 150 municípios, a UPF é responsável pela formação de mais de 100 mil profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. 
São 450 laboratórios e salas para ensino prático-experimental e mais de 80 projetos de pesquisa e extensão que não apenas envolvem os acadêmicos, mas promovem uma interação real entre a Instituição e a comunidade, auxiliando no desenvolvimento, crescimento e melhoria de processos.