Vestibular

Vestibular UPF: programa Recomeçar Plus oferece 50% de desconto ao candidato a partir de 35 anos

14/01/2021

09:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Inscrições para o processo seletivo de verão seguem abertas até 17 de fevereiro

A Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com diversas possibilidades de bolsas e financiamentos no Vestibular de Verão 2021. Uma delas é o Programa Recomeçar Plus, que oferece um desconto de 50% nas mensalidades ao candidato que tenha 35 anos ou mais. Não sendo possível acumular com outro benefício financeiro, o Programa busca ser um incentivo para aqueles que desejam começar uma graduação, não importa a idade.

A iniciativa se caracteriza como um ingresso diferenciado à pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em todos os cursos, exceto Medicina. Neste processo seletivo, são ofertados 52 cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento, os quais renovaram os seus projetos pedagógicos para este ano. As inscrições devem ser feitas até 17 de fevereiro, no site www.upf.br/ingresso, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00.

A Instituição oferece duas opções de seleção: prova de redação on-line ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. Na modalidade do Enem, o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação, que será importada pela UPF do site oficial do INEP, a partir do CPF do candidato. Já as provas de redação on-line ocorrem por meio do site upf.br/ingresso, a qualquer tempo, até o dia 17 de fevereiro. Para essa modalidade, o candidato deverá dispor de computador com acesso à internet.

Todas as informações sobre o Vestibular UPF encontram-se disponíveis AQUI.

Conheça também os demais benefícios financeiros da Universidade:
- Bolsa FUPF
O Programa oferece bolsa de 50% para cursos de licenciatura (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física/campus Soledade, Filosofia, Física, Geografia, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química) e para alguns bacharelados (Administração/manhã, Artes Visuais, Filosofia, Música, Serviço Social e Química). Para se enquadrar nos critérios de concessão da bolsa, o grupo familiar deverá apresentar renda de no máximo três salários mínimos por pessoa e demais requisitos presentes no edital.
 
- Pravaler
A UPF, em parceria com o Pravaler, oferece ao estudante uma modalidade de financiamento estudantil que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos alunos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades.
 
- Crédito Universitário Banrisul
É outra modalidade de financiamento estudantil, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo.
 
- Desconto Diplomados
Desconto de 25% no valor das mensalidades (não incide na matrícula) para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior.
 
- Desconto Família
Desconto de 10% no valor das mensalidades (incide na matrícula) para alunos do mesmo grupo familiar, matriculados regularmente nos cursos de graduação da UPF.
 
- Convênio Empresa/Associação
O convênio estabelece cooperação com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades aos cooperados, associados, funcionários, e/ou dependentes, indicado pela doadora, em 1º grau da mesma. A Universidade firmou convênios com diversas instituições, promovendo a concessão de abatimento nas mensalidades que variam de acordo com o número de pessoas vinculadas a determinada empresa, podendo, nos campi, alcançar o percentual de até 30% do valor a ser pago pelo aluno.
 
- Programa de Incentivo ao Conhecimento
Modalidade de desconto oferecido nos cursos de Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil e Psicologia aos ingressantes em 2021-1, conforme edital. Para o curso de Agronomia, será concedido o desconto de 15% para o pagamento das mensalidades até a data de vencimento. Para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil e Psicologia, será concedido o desconto de 10% para pagamento das mensalidades até a data de vencimento. O benefício terá a duração por dois semestres.
 
- Promucred
O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios municípios.
 
- Prouni
O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Saiba mais sobre os benefícios financeiros neste link.