Notícias UPF

Vestibular UPF: Organização e disciplina ajudam na preparação para a prova

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo/UPF e divulgação

Neste ano, apenas os candidatos ao curso de Medicina farão a prova completa no Vestibular da UPF. Confira algumas dicas que podem ajudar na preparação

Encarar uma prova de vestibular não é fácil. E é talvez um dos maiores desafios que jovens enfrentam todo o ano, na busca por realizar o sonho de cursar uma graduação. E por mais que você tenha estudado muito nos últimos anos do ensino médio, a preparação para a prova sempre exige uma dedicação a mais. 

Isso significa muita organização e disciplina para dar conta de todo o conteúdo e garantir que tudo saia como planejado. E quem já passou por isso garante: não existe milagre. O acadêmico de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) Matheus Lima, por exemplo, sempre foi estudioso, gostava de ler e tinha facilidade em captar o conteúdo.

Mesmo assim, ele apostou em horas de estudo e organização para conquistar o sonho de ingressar no curso apenas seis meses após concluir o ensino médio. Para isso, Matheus conta que, junto com uma psicopedagoga, elaborou um calendário de estudos. 

Nesse calendário, o estudante tinha detalhado tudo que estudaria de segunda a domingo. Eram de três a quatro horas de estudos diários, além das horas que passava no cursinho. “Para mim, foi a decisão mais importante que tomei na preparação, porque sem essa organização, sem esse planejamento de estudos, eu não conseguiria ter passado tão cedo”, conta. 

Dedicação, foco e saúde mental
Mas nem só de estudos viveu o Matheus nesse período de preparação. Para ele, foi fundamental manter, junto com a rotina de estudos, a prática de atividades físicas. “Eu nunca deixei de praticar esportes, pelo menos quatro a seis vezes por semana e isso me manteve são mentalmente para manter essa rotina pesada de estudos, porque não era fácil. O exercício e a boa alimentação foram importantes para que eu ficasse bem mentalmente também”, destaca. 

Para Matheus, não existe fórmula para o sucesso. “Um plano de estudos, com os conteúdos especificados e as horas dedicadas ao estudo, ênfase às matérias em que se tem mais dificuldade e nunca esquecer de manter uma rotina saudável, praticando exercícios, mantendo uma alimentação minimamente saudável para ter disposição e energia para o estudo. Não tem segredo, é dedicação, foco e saúde mental”, completa. 

10 dicas para se preparar para a prova
Além da experiência do Matheus, também montamos, com a ajuda do Setor de Atenção ao Estudante (Saes), mais algumas dicas que podem ajudar na preparação para a prova. Confira: 

1- Conheça o edital e o conteúdo das provas
É sua obrigação enquanto candidato conhecer o edital e, especialmente, o Manual do Candidato, disponível no site. Nesses documentos, além das orientações para as provas, estão o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma de atividades previstas.

2- Monte um cronograma de estudos
Defina horários e divida as matérias para que dê tempo de estudar todo o conteúdo até o dia da prova. É importante também que você mantenha o foco, a disciplina e não sabote a si mesmo.

3- Faça pausas 
Elaborar e seguir um cronograma de estudos e manter o foco no aprendizado são ações muito importantes. Mas não basta somente estudar com disciplina e concentração: é necessário descansar o cérebro. 

Você pode, por exemplo, estipular um descanso de 10 minutos a cada hora de estudo. Nesse momento de descanso, é importante deixar a sua mente vazia, sem se conectar à internet, ler outros materiais ou fazer alguma outra atividade que exija esforço mental. Esse intervalo deve ser feito conforme o seu ritmo, respeitando as limitações da sua mente e de seu corpo.

4- Priorize as matérias nas quais você tem mais dúvidas
Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias.

5- Utilize a internet a seu favor
Deixe um pouco de lado as redes sociais e utilize a internet para aprimorar seus estudos para o vestibular. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar videoaulas gratuitas. Além disso, há inúmeros materiais disponíveis, assim como testes, resumos e dicas de estudo.

6- Mantenha-se atualizado
O vestibular avalia se o estudante está atualizado sobre o que acontece no mundo. Portanto, assista aos telejornais, leia sobre os assuntos mais relevantes e busque ouvir opiniões, mesmo aquelas contrárias às suas.

7- Faça as provas de exames anteriores
Testar os conhecimentos tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos. No site do vestibular, você encontra as provas já aplicadas aqui na UPF.

8- Treine a redação
Além de estar atualizado, também é importante treinar a redação. Principalmente neste ano, em que quase todos os cursos vão fazer apenas esta prova. 

9- Escreva com suas próprias palavras 
Escrever o que o professor explica na aula e fazer um resumo com suas próprias palavras pode ajudar a fixar o conteúdo com mais facilidade. 

10- Respeite seus limites
Estudar é importante, mas descansar também é essencial. Por isso, nada de virar a noite ou passar o dia todo estudando sem intervalos. Afinal, se seu corpo estiver cansado, chega uma hora em que você não consegue mais absorver o conteúdo das disciplinas. Faça pausas durante os estudos e procure dormir bem à noite.

Prova será no dia 15 de novembro, sexta-feira
Está se preparando para o Vestibular de Verão da UPF, assim como fez o Matheus? Não esqueça de fazer sua inscrição! Nesta edição, a Instituição oferece 57 cursos, em sete áreas do conhecimento: tecnologia; engenharia, arquitetura e exatas; saúde e bem-estar; ciências agrárias e biológicas; comunicação e artes; ciências sociais aplicadas; e educação e humanidades. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro pelo site vestibular.upf.br

A prova será na sexta-feira, dia 15 de novembro, às 14 horas, também com novidades. Com exceção do curso de Medicina, todos os outros terão prova única de redação. As provas serão aplicadas no Campus I da UPF e também nos campi de Carazinho, Casca, Soledade, Lagoa Vermelha e Sarandi. Para esses cursos, no momento da inscrição, o candidato poderá escolher onde deseja realizar a prova.

Os candidatos ao curso de Medicina seguem realizando a prova completa apenas no Campus I, em Passo Fundo. A prova inclui questões de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. 

Acesse o site e conheça todos os cursos disponíveis.