Vestibular

Vestibular UPF: filmes e séries para conhecer mais sobre cada profissão

30/10/2019

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Quem ainda não decidiu que curso de graduação escolher pode buscar em filmes e séries uma ajuda para saber um pouco mais sobre a atuação e sobre a rotina de cada profissão. Confira algumas dicas dos professores da UPF

Escolher que profissão seguir não é uma tarefa fácil. Exige bastante autoconhecimento, mas também é preciso conhecer um pouco sobre a rotina e sobre a atuação profissional de cada uma delas. E, para isso, às vezes, o cinema pode dar uma ajuda. É porque vários filmes e até mesmo algumas séries retratam o dia a dia de diferentes profissões. Além de ser uma ótima forma de se divertir, eles também ajudam a dar uma ideia de como é seguir por um ou outro caminho na carreira. 

E para quem está se preparando para prestar vestibular na Universidade de Passo Fundo (UPF), mas ainda não sabe exatamente que curso escolher, com a ajuda dos coordenadores dos cursos, preparamos um guia com algumas informações sobre alguns deles e também dicas de filmes e séries que podem ajudar nessa escolha. Confira: 

Administração
Quem cursa Administração já saí na frente na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho, que ainda busca profissionais graduados. O curso na UPF está estruturado em três eixos principais que compreendem a visão estratégica, empreendedorismo e sustentabilidade econômica das organizações. Além disso, o curso oferece vagas em todos os campi: Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade

Para assistir: O lobo de Wall Street

Agronomia
A região Norte do Rio Grande do Sul é essencialmente agrícola e, por isso, quem escolher a Agronomia terá grandes chances de se posicionar bem no mercado. Na UPF, o curso foi classificado como o melhor do estado entre as instituições de ensino privadas, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). O agrônomo graduado pela UPF agrega o ensino totalmente integral no currículo, com a vivência do curso fundamentada em atividades práticas realizadas nos 270 hectares do Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro) e nos mais de 24 laboratórios e setores de suporte que estão à disposição dos acadêmicos. 

Para assistir: Cowspiracy; Sustentável 

Arquitetura e Urbanismo
Capacitação é a palavra de ordem dentro do mercado de Arquitetura e Urbanismo. Para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a UPF prepara os arquitetos para projetar, se relacionar com os clientes e a vender o seu trabalho, além do estímulo à pesquisa e à docência. Também prepara profissionais sensíveis e capazes de atuar na transformação da sociedade. 

Para assistir: As casas mais extraordinárias do mundo

Ciência da Computação
O mercado de software cresce de forma exponencial no país e já insere o Brasil na 9ª colocação no ranking mundial do setor, segundo o estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Este mercado movimentou, em 2018, US$ 18,6 bilhões. O curso de Ciência da Computação da UPF está atento a esse cenário e também é responsável por números assim. Com 35 anos de história, o curso foi o primeiro ofertado no interior do estado e acompanha a evolução da tecnologia ao longo de mais de três décadas.

Para assistir: A rede social; Piratas da Informática

Direito
Um dos cursos de graduação mais procurados de todo o Brasil, o curso de Direito segue sendo também um dos com mais possibilidades de atuação. Na UPF, o curso foi o primeiro de Passo Fundo responsável pela formação dos profissionais que hoje atuam em diversas esferas do Judiciário e áreas afins. A abrangência do curso chega a cidades estratégicas para a região e está presente em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade.

Para assistir: Suits; How To Get Away With Murder

Enfermagem
Com um mercado de trabalho diversificado em toda a região, a Enfermagem é uma profissão ampla. Na UPF, o curso já soma mais de quatro décadas de uma história de transformação que agrega ao currículo do estudante uma trajetória inspiradora, marcada pela inovação constante. Prova disso é que, para o ano de 2020, o curso contará com um novo Laboratório de Simulação Realística, com aparelhos de última geração à disposição dos alunos.

Para assistir: Intocáveis; A história de Florence Nightingale; Grey's Anatomy

Engenharia de Alimentos
A rápida inserção no mercado de trabalho, potencializada devido a uma rede de contatos consistente formada durante toda a graduação, é um dos grandes diferenciais do curso de Engenharia de Alimentos da UPF. Desde o primeiro semestre do curso, o acadêmico é estimulado à prática da inovação e incentivado a se desenvolver a partir das tecnologias que ele encontra em modernos laboratórios disponibilizados aqui. 

Para assistir: Rotten; Cooked

Engenharia Civil
A construção civil no país continua a dar sinais de que está recuperando o vigor do período pré-crise econômica, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em agosto deste ano, o índice de evolução da atividade do setor cresceu 0,8 pontos, alcançando 49,2 pontos. Nessa perspectiva, o curso de Engenharia Civil da UPF se posiciona como um dos mais qualificados do estado, proporcionando ao acadêmico a vivência prática da profissão dentro da universidade. São 30 anos de tradição, credibilidade e inovação, com mais de mil engenheiros civis formados e atuantes no mercado de trabalho.

Para assistir: Extreme Engineering; Megastructures

Engenharia Química
O acadêmico de Engenharia Química da UPF vive a prática da profissão desde o primeiro semestre do curso de graduação e pode aplicar a teoria da sala de aula em laboratórios modernos e completos. A estrutura do curso disponibiliza equipamentos de alta tecnologia, semelhantes aos que o egresso encontrará no mercado de trabalho. 

Para assistir: Breaking Bad; O Desastre de Chernobyl

Engenharia Mecânica
A Engenharia Mecânica é considerada a musculatura da indústria e está inserida em diversos setores fundamentais para a economia. Toda essa relevância é vivenciada pelo acadêmico do curso na UPF. São mais de mil engenheiros mecânicos formados ao longo de 45 anos de trabalho, tradição e atualização constante.

Para assistir: Appolo 13; Gênio indomável

Fisioterapia
O profissional de Fisioterapia formado na UPF está capacitado para atuar em consultórios, clínicas próprias e é estimulado ao empreendedorismo. A atuação se estende a hospitais, entidades de saúde, serviço público e áreas especializadas. Outro mercado em constante crescimento é o assessoramento dos profissionais em clubes esportivos, instituições de longa permanência e home care (cuidados em casa). O papel do fisioterapeuta em empresas e institutos de perícia também é atrativo aos profissionais.

Para assistir: Intocáveis; Soul Surfer 

Jornalismo
Profissionais habilitados para produção e gestão de conteúdo em redes, além de sites, jornais, revistas, rádios, assessorias e emissoras de TV. Jornalismo é a formação ideal para quem gosta de trabalhar com tecnologia e manter-se sempre atualizado com as últimas possibilidades tecnológicas. Na UPF, o curso é focado na convergência de mídias durante o aprendizado, resultando na confecção de produtos jornalísticos que agregam múltiplas plataformas desde cedo, com disciplinas voltadas para o uso de interfaces gráficas atualizadas. O resultado é uma taxa de empregabilidade de mais de 70%. 

Para assistir: Spotlight; Quase Famosos; The Post - A Guerra Secreta; O Informante; Zodíaco e Snowden.

Medicina
A número um entre as profissões mais buscadas e também uma das formações mais desafiadoras. O curso de Medicina na UPF forma profissionais generalistas, capazes de atuar na rede pública ou privada, bem como de exercer cargos de gestão. Um dos melhores do estado, proporciona aos estudantes conhecer a profissão na prática desde o primeiro semestre, com atividades desenvolvidas em três hospitais-escola: Hospital São Vicente de Paulo e Hospital de Clínicas, em Passo Fundo, e Hospital de Caridade, em Carazinho.

Para assistir: House; Grey´s Anatomy; The Good Doctor; New Amsterdam

Medicina Veterinária
Outro mercado com grande demanda é o da Medicina Veterinária. Na UPF, o curso tem 23 anos de atuação e já formou mais de 1200 profissionais. Além disso, a Instituição tem um dos únicos hospitais veterinários do Rio Grande do Sul com atendimento 24 horas. O espaço, que é referência no Brasil, é utilizado para desenvolvimento de atividades práticas dos estudantes. Desde o primeiro semestre, o acadêmico de Medicina Veterinária já pode atuar no HV, por meio de projetos de extensão ou pela estrutura curricular. O local realiza, em média, cerca de 15 mil atendimentos por ano e recentemente passou por uma reforma, o que qualificou ainda mais os atendimentos

Para assistir: Sempre ao seu lado; Marley e eu; O encantador de cavalos; O corcel negro; Andar, montar, rodeio 

Odontologia
Profissionais da Odontologia são habilitados para atuar desde a atenção básica até os atendimentos em clínicas particulares. Na UPF, o curso já está de olho no futuro. A partir do primeiro semestre de 2020, a disciplina de Odontologia Digital será incorporada no currículo, fazendo com que a instituição seja a primeira do estado a oferecer a qualificação aos acadêmicos da graduação. O curso oferece estrutura exclusiva. Ao todo, são 176 consultórios disponíveis. 

Para assistir: O dentista

Psicologia
Cerca de 70% do mercado profissional do psicólogo consiste na área de políticas públicas. Contudo, o leque de possibilidades profissionais se expande para clínicas, hospitais, centros de reabilitação, agências de comunicação, psicologia jurídica, esportiva ou social, além de empresas e instituições. O curso de Psicologia integra o universo de conhecimento da UPF há mais de três décadas. A ênfase do currículo está fundamentada no tripé de intervenções: clínicas e na saúde; escolares e institucionais; nas organizações e no trabalho. 

Para assistir: Uma mente brilhante; Mindhunter 

Vestibular de Verão UPF
Depois da sessão de cinema e de decidir que profissão escolher, você pode fazer sua inscrição para o Vestibular de Verão da UPF. As inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro e podem ser feitas pelo site vestibular.upf.br. Ao todo, são 57 opções de cursos de graduação em sete áreas do conhecimento: tecnologia; engenharia, arquitetura e exatas; saúde e bem-estar; ciências agrárias e biológicas; comunicação e artes; ciências sociais aplicadas; e educação e humanidades. A prova será no dia 15 de novembro, sexta-feira. 

Acesse o site e conheça todos os cursos com inscrições abertas.