Vestibular

Vestibular de Verão: Um dia especial para a UPF

15/11/2019

15:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Leonardo Andreoli

Candidatos aprovados serão conhecidos a partir das 11 horas de domingo pelo site vestibular.upf.br

Um dia especial na história da Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi assim que a reitora da Instituição, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin definiu essa edição do Vestibular de Verão, que ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 15 de novembro. Candidatos de 15 estados estiveram no Campus I, em Passo Fundo, e também nos campi de Casca, Carazinho, Sarandi, Soledade e Lagoa Vermelha para prestar a prova, concorrendo a uma vaga em um dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição.

Em um processo seletivo cheio de novidades, como a prova única de redação para todos os cursos, com exceção de Medicina, a possibilidade de realizar a prova em toda a estrutura multicampi e uma série de benefícios e descontos para os candidatos aprovados, a UPF, de acordo com a reitora, passa por um processo de muitas mudanças. “Estamos fazendo muitas mudanças no sentido de nos aprimorarmos em relação ao mundo da vida e ao mundo do trabalho”, disse.

Para a professora, o mundo do trabalho hoje traz a necessidade de um profissional com condições críticas, de resolver problemas complexos, de trabalhos colaborativos e em equipe. “Tudo isto está presente dentro dos nossos currículos, para a formação desse profissional, com capacidade técnica na área que escolher, mas que também tenha os demais requisitos que o permitam fazer dele o melhor profissional possível. Por isso, é muito importante esse momento do Vestibular e essa escolha da instituição para a formação profissional. Vale a pena investir na boa formação, porque aí nós teremos mais segurança no restante da nossa vida, naquilo que a gente for fazer, que possamos fazer sempre com qualidade, atendendo as exigências do mercado e da sociedade de modo geral”, completou. 

Tema da redação
Nesta edição, como tradicionalmente acontece, a Instituição apresentou dois temas para a prova de Redação. O tema 1, propôs aos vestibulandos refletirem sobre quais ações educativas são importantes para que o quadro de violência contra a mulher seja revertido. Já no tema 2, a proposta foi a de discutir a relação entre a sustentabilidade ambiental e os interesses econômicos mais imediatos no cenário da Floresta Amazônica.

Programação para os pais
Enquanto os vestibulandos realizavam a prova, os pais participaram de uma programação especial. No auditório da Biblioteca Central, os acompanhantes puderam conhecer e ouvir as falas da reitoria da Instituição. Também tiveram a oportunidade de saber mais sobre bolsas, descontos e créditos, assim como conhecer o Programa de Residência Compartilhada. 

Logo após, os pais assistiram a uma palestra com o médico psiquiatra Jairo Bouer, que falou sobre o tema “Os jovens e os transtornos de ansiedade e depressão”. “Eu sei que esse é um dia particularmente tenso. E quem acompanhou esse ano dos filhos sabe que foi possivelmente um ano mais difícil do que a média, porque eles tinham essa pressão do Enem, do vestibular. E quando estamos muito tensos, se não cuidarmos, nossa saúde emocional não fica bem”, iniciou o médico que falou sobre questões como saúde emocional, usos da tecnologia, correlação entre tecnologia e saúde emocional e como perceber os sinais de que algo não está legal, além de compartilhar dados de uma pesquisa que realizou recentemente. 

Depois da palestra, os pais foram convidados fazer um tour pela Instituição, para conhecer a estrutura de cursos e unidades e ainda puderam participar de atividade como massagem, alongamento, bingo e sorteio de brindes. 

Gabarito 
O gabarito da prova para o curso de Medicina vai estar disponível 30 minutos após o término da prova, previsto para ocorrer às 19h30min no site upf.br

Aprovados e matrículas
A divulgação dos aprovados será feita a partir das 11 horas de domingo, dia 17 de novembro, no site do vestibular.upf.br, no menu Área do Candidato. Nesse local, o vestibulando poderá visualizar o seu boletim de desempenho, que contém a sua classificação geral no curso, média e acertos por matéria.

As matrículas iniciam já nesta segunda-feira, dia 18 de novembro. Os aprovados ou seus representantes legais devem comparecer à Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I da UPF, na data e horário indicados no link.

Os candidatos que realizaram a prova nos campi - Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi, Soledade - também podem efetivar a matrícula no mesmo local, respeitando o horário de atendimento das secretarias, que é das 13h30min às 17h30min e das 19h às 22h30min.