Ensino

UPF tem 61 cursos estrelados no Guia da Faculdade

26/10/2020

16:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Resultados da avaliação promovida pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação confirmam a qualidade dos cursos da UPF. Trinta e nove cursos conquistaram quatro estrelas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) confirma mais uma vez a sua excelência acadêmica. O Guia da Faculdade, promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação, divulgou o resultado da avaliação de cursos superiores do Brasil. Dos 61 cursos avaliados na UPF, 39 conquistaram quatro estrelas e outros 22, três estrelas, confirmando a qualidade dos cursos. A UPF, instituição comunitária, tem 52 anos de história e oferta, com responsabilidade, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica nas mais diversas áreas, sendo responsável pela educação superior em mais de 150 municípios da região. Já formou mais de 82 mil profissionais.

Essa conquista no Guia reflete essas características e é resultado do esforço institucional e da dedicação da comunidade acadêmica. “O Guia da Faculdade – Estadão realiza um importante trabalho de avaliação dos cursos de graduação. Apesar de dar continuidade ao trabalho, que por anos foi desenvolvido pelo Guia do Estudante (Editora Abril), o Guia da Faculdade – Estadão utiliza uma metodologia diferenciada de avaliação, que olha para o projeto pedagógico, para o perfil do corpo docente e para a infraestrutura, ou seja, para as condições de materiais e equipamentos oferecidos por cada curso”, salienta o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda.

A avaliação é feita por coordenadores de cursos e professores do ensino superior. O acesso aos dados, dá aos avaliadores as condições necessárias para que possam analisar a qualidade formativa do curso, dando nota de 1 a 5 a qualidade do PPC (Projeto Pedagógico do Curso), a qualidade/titulação dos professores e a infraestrutura do curso e da Instituição de Ensino Superior (IES). “Trata-se, portanto, de uma ‘avaliação por pares’. Do ponto de vista metodológico tem-se procedimento sérios e que permitem um olhar externo para o curso e para a IES. Nesse sentido, nós da UPF, prezamos muito todas as avaliações (Guia da Faculdade – Estadão; Ranking da Folha, Enade, Times Higher Education - THE), que, independentemente do ranking, mostram não só os pontos em que a Universidade está bem, mas também aqueles em que a UPF, como instituição formativa, precisa melhorar”, enfatiza o vice-reitor de Graduação da UPF.

Confira os cursos com quatro estrelas e baixe o selo do seu curso.

Saiba mais sobre a UPF e seus cursos AQUI.

 


Programe-se: vem aí o Vestibular de Verão da UPF

A UPF realizará o Vestibular de Verão 2021 no formato on-line e presencial, devido as medidas restritivas impostas pela pandemia. Confira como serão os formatos de ingresso nos cursos de graduação:

Curso de Medicina
Seleção: será por meio de prova presencial ou pela utilização da média do Enem referente aos anos de 2016 a 2019.
Período de inscrições: de 12 de novembro a 8 de dezembro
Data da prova: dia 12 de dezembro, no turno da tarde no Campus I.

Todos os demais cursos de graduação
Seleção: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem de 2010 a 2019.
Período de inscrição: de 4 de dezembro a 21 de dezembro 
Realização da prova: período contínuo (levando em consideração as datas de inscrição). Candidato faz a opção do melhor dia para realizar a prova. 

Todas as informações que vão reger o processo seletivo de verão, como o número de vagas e bolsas, serão divulgadas em breve. Para saber mais, acesse o site.