Geral

UPF sedia o VII Encontro de Engenheiros e Arquitetos

30/05/2019

16:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Evento ocorre nos dias 29 e 30 de maio, no Centro de Eventos da UPF, Campus I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia o 7º Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do Rio Grande do Sul (EENAR). A abertura foi realizada na noite de quarta-feira, 29 de maio, no Centro de Eventos. O encerramento ocorre nesta quinta-feira, 30 de maio. O tema desta edição é “Mobilidade, tecnologia e cidades inteligentes”.

A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), professor Dr. Zacarias Chamberlain; da coordenadora do projeto Move UPF, professora Dra. Eliara Riasyk Porto; e do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo, engenheiro Eduardo Basso. “Acompanhei o EENAR desde a sua criação e a Universidade sempre apoiou esse evento, que tem como função a troca de experiências entre engenheiros, arquitetos, outros profissionais da área e estudantes. A UPF fica feliz em receber a sétima edição do evento, que terá muito aprendizado, troca de experiências e contatos”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

O tema da palestra de abertura foi “Cidades inteligentes”. O palestrante, o engenheiro Francisco Hörbe, abordou plano de mobilidade, do conceito à implantação, e falou sobre as exigências, os obstáculos e a capacidade de execução de um plano que atenda às exigências dos municípios. De acordo com o palestrante, das mais de 5 mil cidades brasileiras, cerca de 1,2 mil deveriam ter o plano de mobilidade, mas até o momento apenas 200 cidades fizeram. “O plano de mobilidade é uma exigência do governo federal desde 2012, que determina que os municípios acima de 20 mil habitantes são obrigados a fazer o plano. Os municípios que não se adequarem não terão recursos federais para investir em mobilidade urbana. O plano faz um mapeamento das cidades, mostrando como a população está se deslocando de acordo com as suas necessidades para que toda a cidade seja acessível para todos”, declarou Hörbe.

Sobre o EENAR
O VII EENAR –  Mobilidade, tecnologia e cidades inteligentes é voltado aos profissionais e futuros profissionais das áreas de arquitetura e engenharia. O evento tem como objetivo apresentar temas atuais com significativo impacto social, levando em consideração as perspectivas do mercado atuante nessas áreas, as quais demandam cada vez mais a presença de profissionais capacitados.