Extensão

UPF sedia campeonato internacional de robótica à distância

30/04/2021

10:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Estudantes de vários níveis, países e instituições disputam a modalidade futebol

A interação é fundamental para a formação escolar. Em tempos de pandemia, ela ocorre, por exemplo, por meio da internet. É assim que estudantes de diversas instituições de ensino do Brasil e do exterior participam do Campeonato Internacional de Robótica à Distância (CIRDI) – modalidade Futebol. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Grupo de Pesquisa em Cultural Digital (Gepid) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Passo Fundo, é responsável por uma das arenas físicas, onde ocorrem as movimentações. Os jogos terão sua final nesta sexta-feira, dia 30.

De acordo com a organização, o CIRDI Futebol é uma modalidade especial do Campeonato Internacional de Robótica a Distância, que teve sua primeira edição em 2020. Assim como na competição original, seu objetivo é proporcionar momentos de diversão, alegria e entretenimento a todos os participantes, principalmente à crianças e adolescentes que precisaram se afastar da escola e do convívio social.

O campeonato

A atividade ocorre de forma gratuita, acessível e remota. De acordo com o professor Dr. Marco Trentin, um dos líderes do Gepid, toda movimentação e acesso aos robôs se dá pela internet. 

Ele explica que cada equipe é composta por uma dupla, que compete com outra dupla, divididas em cinco partidas de um minuto cada. “Marca um ponto quem fizer um gol primeiro. Em cada prova ocorre uma melhor de três: a equipe que fizer três gols primeiro ganha. A tecnologia é barata, uma vez que os robôs são hardware livre, conectados via wifi, e isso facilita o acesso e a realização da atividade”, pontua, destacando que uma câmera acima da arena permite a transmissão em tempo real para os jogadores e para as torcidas, por meio de um link do Youtube.