Geral

UPF recebe professor alemão em terceiro módulo de Curso de Moagem Internacional

11/10/2019

16:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Professor Uwe Schulz ministrou último módulo da formação abordando questões relacionadas a máquinas e processos de moagem

O encerramento do terceiro e último módulo do Curso Internacional de Moagem ocorreu na noite de quinta-feira, 10 de outubro. A última etapa da capacitação foi ministrada pelo professor Uwe Schulz, da Escola de Moagem Superior Braunschweig/Wolfenbüttel, cidade do centro-norte da Alemanha. O curso é promovido pela FAG-Cascavel e sediado pelo curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

A formação promoveu a difusão de tecnologias e processos aprimorados de produção de farinha de trigo. Pela primeira vez em Passo Fundo, Schulz relatou que atua como professor e consultor na área de moagem na Alemanha e que seu pai era mestre moleiro, o que possibilitou que ele crescesse aprendendo sobre moinhos. Na formação, o professor contou com o auxílio de uma tradutora para abordar questões relacionadas às máquinas e aos processos de moagem. 

Sobre os desafios enfrentados pela cadeia brasileira, o professor explica que não identifica uma grande diferença nos moinhos brasileiros em comparação aos alemães. “Não é uma diferença tão grande quando se pensa que, assim como aqui, temos moinhos mais antigos na Alemanha. Em termos de tecnologia, os moinhos brasileiros não estão tão atrasados, têm muita coisa que encontro aqui sendo operado também na Alemanha. Talvez a maior diferença seja a tendência atual de produzir novos produtos para o mercado de produção. Nesse sentido, acredito que isso em breve é algo que vai acontecer aqui no Brasil, em que os moinhos vão procurar desenvolver e oferecer novos produtos”, explicou. 

Formação
O curso já teve dois módulos realizados. O primeiro, realizado em julho de 2018, teve a participação do alemão Dr. Andreas Baitinger, que versou sobre tecnologia de moagem e apresentou a Escola de Moagem Detmold. O segundo módulo, realizado em novembro de 2018, buscou aprimorar o conhecimento do processo de fabricação de massas e qualidade de farinha de trigo e contou com as professoras Maria Ambrogina Pagani e Alessandra Marti, da Universidade de Milão, na Itália.

O representante do Laboratório de Cereais, professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski, destacou a importância de a UPF sediar um curso com palestrantes internacionais. “Abre um espaço para pessoas diferentes, moinhos do país conhecerem a nossa estrutura, os nossos laboratórios. É uma oportunidade ímpar para nós também fazermos parceria com professores que vêm da escola europeia de moagem. De fato, é um ganha-ganha e certamente vamos tentar fazer mais integração, o que é muito bom para o ensino, a extensão e a pesquisa”, disse o professor. 

Durante o encerramento da formação, foram entregues os certificados para os participantes do curso.