Ensino

UPF presente na maior competição de tribunal simulado do mundo

10/03/2021

11:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicas do curso de Direito iniciaram na terça-feira a participação no Philip C. Jessup Moot Court Competition

Considerada a maior competição de Direito do mundo, a Philip C. Jessup Moot Court Competition teve início nesta terça-feira, dia 9 de março, e segue até o mês de abril. Neste ano, em função da pandemia, a organização alterou o formato da competição, que será realizada on-line. A Faculdade de Direito da UPF é mais uma vez uma das participantes. Neste ano, a equipe conta com as acadêmicas Marina Duart, Eduarda Knob e Cecilia Weiler, orientadas pela professora Dra. Patrícia Grazziotin Noschang.

A Jessup é a maior competição de tribunal simulado do mundo, com participantes de cerca de 700 faculdades de direito em 100 países e jurisdições. De acordo com a professora Patrícia, a Competição é uma simulação de uma disputa fictícia entre países perante a Corte Internacional de Justiça, o órgão judicial das Nações Unidas. Ela explica que é permitida a participação de uma equipe de cada escola elegível, assim, elas preparam articulações orais e escritas, defendendo as posições do requerente e do requerido no caso. “O Concurso de Tribunal Simulado de Direito Internacional Philip C. Jessup é uma prova de defesa de direitos para estudantes de direito. Equipes de estudantes de direito competem entre si por meio da apresentação de articulações orais e escritas para tratar de questões oportunas de direito internacional público no contexto de uma hipotética disputa legal entre nações”, observa.

A programação de cinco semanas de eventos será repleta de partidas on-line competitivas, painéis de discussão e entrevistas profissionais e eventos sociais virtuais ao vivo.