Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve presente em duas ações da Cátedra Unesco. As atividades ocorreram de 20 a 24 de novembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e tiveram como foco a temática da educação das cidades. A UPF foi representada pela professora Dra. Adriana Bragagnolo.
De acordo com Adriana, inicialmente ocorreu a Assembleia de delegados da Cátedra Unesco – Rede Unitwin “A Cidade que Educa e Transforma”. Ela explica que essa Cátedra forma um programa de cooperação internacional e reúne doze instituições de ensino superior do Brasil, Portugal e Guiné-Bissau, que objetivam produzir conhecimentos e gerar impactos sociais. “As reuniões tiveram como principal pauta a socialização das experiências de cada instituição, o alinhamento conceitual e metodológico de acordo com os regramentos da Unesco o e planejamento para o ano de 2024”, comenta.
Já na noite do dia 22/11, ocorreu o Congresso de Educação – Cidades que Educam, Transformam. Além da abertura oficial, houve também a instalação da Cátedra na Mackenzie, com a conferência de João Cândido Portinari. Na programação, foram realizadas quatro mesas sobre a temática central, proferidas pelos professores da cátedra e salas temáticas com debate e participação do público externo. “Foram momentos importantes de articulação e fortalecimento dessa cátedra, tanto de modo internacional, como local para as instituições e cidades envolvidas”, observou.