Ensino

UPF participará de competição internacional de corte simulada

06/12/2018

10:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jessica França

Etapa nacional do JessupBrazil2019 ocorre em fevereiro, em Florianópolis

Novamente, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) marcará presença no Jessup - Brazil, evento organizado pela International Law Students Association (ILSA). Em sua 60ª edição, considerada a maior competição de corte simulada do mundo, o encontro contará com a participação de mais de 700 faculdades de Direito, de vários países. A etapa nacional ocorrerá de 20 a 23 de fevereiro, no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), em Florianópolis. O time da UPF é formado pelos acadêmicos Bianca Coronetti Farenzena, Carla Lerin, Carlos Eduardo Stella Buzzatti e Júlia Eliza Rubin, coordenados pela professora Dra. Patricia Grazziotin Noschang.

De acordo com a professora Patrícia, a competição consiste em uma simulação de um julgamento na Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, na qual as equipes têm como base um caso fictício que engloba importantes e complexas questões de Direito Internacional. O caso a ser debatido pelos estudantes na 60ª edição da competição é intitulado “The Case Concerning the Kayleff Yak” e envolve questões de apropriação de conhecimento tradicional para fins comerciais, direito ambiental internacional e responsabilização dos Estados.

Ela ressalta que as chamadas “rodadas” da competição consistem em disputas sucessivas nas quais duas equipes de diferentes faculdades disputam o melhor desempenho na defesa dos interesses de um dos lados de uma demanda que envolve dois países. O julgamento da rodada é feito por um corpo de três juízes. A rodada internacional ocorre todos os anos em Washigton, D.C., após a qualificação dos times nas rodadas nacionais.