Geral

UPF participa da curadoria de Anuário ARQ Arquitetura e Decoração

17/02/2022

10:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Lançamento do Anuário ocorreu na quarta-feira, 16 de fevereiro, no Centro de Eventos da Universidade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou o lançamento do Anuário ARQ Arquitetura e Decoração das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, que ocorreu na quarta-feira, 16 de fevereiro, no Centro de Eventos da UPF. A cerimônia contou com os representantes dos escritórios de arquitetura e design de interiores, que integram a edição 2022. A Universidade é parceira do Anuário na parte da curadoria da seleção dos projetos.

Esta é a terceira edição do Anuário, que reúne 37 escritórios de arquitetura e design de interiores com mais de 50 projetos residenciais e comerciais publicados, envolvendo mais de 120 empresas envolvidas nas execuções dos trabalhos. 

A Universidade foi convidada a realizar a curadoria do Anuário, por meio de uma banca formada por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, que classificaram os melhores projetos levando em conta aspectos qualitativos e de qualidade projetual. “A UPF representa a consolidação da tradição do ensino e na formação continuada de arquitetos e urbanistas, que têm a oportunidade de, por meio do anuário, dar visibilidade ao seu trabalho e mostrar as suas competências”, salienta o professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) da UPF, Dr. Marcos Frandoloso, que é um dos professores integrantes da banca avaliadora do Anuário, e representou a Universidade na cerimônia de lançamento.

O ARQ é referência no cenário editorial da região com talentos e tendências da arquitetura, decoração e design de interiores. “Eu agradeço a UPF, porque ela vem ao encontro do que a gente se propõe a fazer. O ARQ é um movimento de valorização do trabalho bem feito, que tem o poder de inspirar os profissionais. Se isso reverter em projetos mais bonitos e melhor de se viver e de se trabalhar, que bom, estamos fazendo o nosso papel na sociedade”, destacou o idealizador e diretor geral do Anuário, Luís Gustavo Portinho.

O Anuário tem uma abrangência de atuação semelhante ao do curso permitindo reconhecer os potenciais criativos e técnicos dos profissionais da região, consolidando a tradição e competência da Universidade. Profissionais egressos ou não da UPF integram o livro. A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Daniela Primmaz, ressalta a importância de estar presente no Anuário. “Me formei em 2015 e o nosso escritório de arquitetura e engenharia está localizado em Soledade. Participamos das três edições do Anuário e, por meio dele, podemos mostrar o nosso trabalho para todo o estado. Nesta última edição, o projeto apresentado é de uma casa de um cliente nosso. Um projeto requintado e sofisticado, misturando o clássico com o moderno”, revela a arquiteta. 

Os projetos publicados estão disponíveis no site www.anuarioarqrs.com.br e no Instagram @anuarioarqno. A edição impressa também pode ser adquirida no site.