Geral

UPF participa como co-organizadora do IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária

23/05/2024

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Encontro sediado em Lages discute conhecimentos científicos sobre cadeia produtiva de araucárias

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi co-organizadora do IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária: a Floresta com Araucárias e a Conservação da Fauna Silvestre, ocorrido em Lages/SC. De 7 a 10 de maio, estudantes, pesquisadores e professores discutiram sobre a conservação e sustentabilidade de florestas de araucárias, com foco no manejo e inovação do ecossistema.

Alunos e professores da UPF participaram de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos técnicos. O Projeto Charão/AMA foi representado pelo professor Dr. Jaime Martinez, enquanto a comissão científica do evento contou com a participação do professor Dr. Cristiano Buzzato, coordenador do curso de Ciências Biológicas.

Segundo o professor Jaime, apesar de não haver formalmente uma sociedade científica sobre a araucária, o evento representa o interesse e a importância que as universidades têm com a espécie. “O encontro chega agora na quarta edição, e é um grande evento para pesquisadores, alunos e proprietários rurais que buscam a utilização sustentável das araucárias. Mesmo não tendo uma sociedade científica formal, o evento vem reunindo muitas universidades, que mostra a crescente pesquisa do assunto”, afirmou Jaime.

Sobre o evento

Organizado por instituições de ensino superior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o Seminário sobre Sustentabilidade da Araucária chega em sua quarta edição, e contou com participação de universidades como UPF, Uniplac, Udesc, IFSC, UFSC e UFPR, além de órgãos ambientais gaúchos, catarinenses e da Argentina.

O seminário tem alcance eco ambiental, pelo seu caráter de contemplar a fauna silvestre de um ecossistema que ocorre do Rio Grande do Sul até Minas Gerais e países como Paraguai e Argentina. Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores, acadêmicos, estudiosos, convidados e dirigentes de empresas públicas e privadas participaram do evento.