UPF Parque e Ruschel Studios: a união das indústrias da criatividade e da inovação
03/02/2022
09:32
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Tainá Binelo / Pedro Bregolin
A inovação tem muitas faces. Comumente ligada à tecnologia, ela também tem seu significado vinculado ao que é novo, ao que sai do corriqueiro e ao que é criativo. Com um novo olhar sobre todas essas possibilidades, o UPF Parque tem buscado parcerias que trazem para dentro da Universidade diferentes perspectivas. E foi com esse foco que recentemente o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo firmou parceria com a Ruschel Studios Cinematográficos Ltda.
.jpg)
A proximidade com a empresa não é nova. De propriedade do passofundense Emiliano Ruschel, ator, produtor cinematográfico e diretor de cinema conhecido no Brasil e no exterior, a Ruschel Studios é a responsável pelo filme “Maverick: caçada no Brasil. O trabalho, lançado no cinema e disponível em várias plataformas, foi gravado em várias locações em Passo Fundo, incluindo a UPF.
Com novos projetos em andamento, Ruschel voltou à cidade este ano para rodar seu novo filme “Secrets”, que conta com a participação de atores de renome como Daniele Suzuki, Carlos Takeshi e Lumi Kim. A visita não rendeu apenas boas imagens, mas a concretização de alguns desejos antigos, como a aproximação com a Universidade. “Nossa ideia é que o Studio possa atrair diferentes projetos através da aproximação com a graduação, pós-graduação e extensão, possibilitando a produção de conteúdo, eventos, desenvolvimento de softwares e games, cursos relacionados a produção audiovisual e, com isso, contribuir e estimular para o desenvolvimento dos setores criativos da região. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação”, destacou a gestora do Parque, Teofanes Foresti Girardi.
Segundo ela, o estúdio é um dos poucos a estar dentro de um parque cientifico e tecnológico. Teofanes também ressalta que o Rio Grande do Sul é destaque em diversas frentes da indústria da criatividade, ocupando espaço significativo no mercado brasileiro, sendo hoje o 3º polo de produção audiovisual do país.
A demanda da sociedade como característica em comum
Fundada em 2005, a Ruschel Studios realiza trabalhos na área publicitária, na produção de documentários e no cinema. Atuações que já renderam prêmios nacionais e internacionais. Emiliano Ruschel lembra que, ao longo deste tempo, a equipe produziu e colocou no mercado o filme Maverick, disponível em mais de 200 países. Atualmente, eles estão finalizando a edição de um novo longa metragem e as gravações de um terceiro filme.
A exemplo do que ocorre na tecnologia e na inovação, que buscam soluções para problemas e demandas reais da sociedade, a indústria cinematográfica também precisou se reinventar para atender as necessidades dos novos públicos e ferramentas. De acordo com Ruschel, a alta demanda dos streamings (novas plataformas de conteúdos culturais e de entretenimento) foi necessário aumentar a produção de longas metragens, abrindo espaço no mercado da sétima arte. “Estrategicamente é fundamental termos uma casa, um espaço físico que nos dê esse suporte. Além disso, estamos abrindo outros braços de produção como games, revistas em quadrinho e ferramentas que tem ligação com a indústria do cinema e permitem a criação de novos produtos. Dentro de tudo isso, nada mais coerente do que estar dentro de um Parque Científico, dentro de uma Universidade, para oferecer oportunidades de troca, crescimento mútuo que vão gerar novos projetos e trabalhos em conexão”, salienta o ator.
Para ele, a união entre as características em comum trará bons resultados para todos os envolvidos. “Buscamos a inovação dentro do nosso segmento, com todo o universo de oportunidades que é possível dentro da internet, e essa parceria vai nos ajudar a crescer ainda mais, descentralizando a cultura e produzindo conteúdos de qualidade para o mercado nacional e internacional”, pontuou.
Notícias relacionadas