Pesquisa e Inovação

UPF Parque apresenta resultados e planeja ações para 2023

03/03/2023

15:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Em café da manhã com empresas incubadas, associadas e residentes, equipe do UPF Parque alinhou detalhes das novidades que vêm pela frente

Novas conexões, espaços aprimorados e ainda mais possibilidades para inovar, empreender e ir além: assim será o ano de 2023 no ecossistema do UPF Parque Científico e Tecnológico. Nesta semana, no dia 1º de março, um café da manhã reuniu empresas que já atuam em colaboração, novas parceiras e a equipe do UPF Parque. Em pauta, estiveram um olhar sobre os resultados de 2022 e os planos para 2023. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Antônio Thomé, participou do encontro, realizado na sala de coworking do UPF Parque.

Transformações regionais
Em 2022, o UPF Parque mobilizou a região em diversas iniciativas, entre as quais estão 10 programas de estímulo ao empreendedorismo e à inovação. São exemplos o Programa Protagonistas, que qualifica lideranças femininas para o agronegócio, e o CDL Tech, voltado a impulsionar negócios e fomentar a inovação no varejo. O parque encerrou 2022 com 17 startups, 7 associadas e 19 empresas residentes em seu ecossistema, empresas que geraram 122 empregos via UPF Parque no ano passado.

Novas parceiras
Durante o encontro, foi possível conhecer as novas associadas: a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Sananduva (Acisan), a DataIntegra e a VisionnI. Também há novidades entre as empresas residentes: a Safra Cheia passa a atuar no UPF Parque, e a Hausle Marketing Imobiliário foi graduada no programa de incubação, e agora é uma empresa residente.

Outra novidade foi o lançamento da próxima missão empresarial, que tem como destino o Ágora Tech Park, em Joinville, SC.

Mate Awards
A conquista recente de uma empresa residente foi evidenciada durante o encerramento do encontro. O Grupo Grazziotin, residente no UPF Parque por meio do Grazzi Labs, foi o vencedor do Mate Awards, premiação da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), na categoria de Inovação em Sustentabilidade. A premiação foi realizada em Porto Alegre, na terça-feira, 28/02, e o Grupo Grazziotin superou concorrentes de peso: Randon e Grendene eram as demais finalistas da categoria.