Pesquisa e Inovação

UPF Parque apresenta resultados do projeto Inovação em Saúde Pública

17/05/2023

09:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Meetup Inovação em Saúde reuniu lideranças, estudantes, professores e profissionais da área da saúde

Inserir a inovação cada vez mais nos serviços e produtos da área da saúde faz parte dos propósitos do projeto Inovação em Saúde Pública, desenvolvido há cerca de dois anos pelo UPF Parque Científico e Tecnológico. Nesta terça-feira, 16 de maio, lideranças, estudantes, professores e profissionais da área puderam conhecer os resultados das ações realizadas pela iniciativa, durante o evento Meetup Inovação em Saúde, na Arena UPF Parque.

As ações desenvolvidas pelo projeto foram apresentadas pela gestora do UPF Parque e coordenadora do projeto, Teofanes Foresti Girardi. “Conseguimos realizar o mapeamento dos indicadores de saúde e dos principais problemas relacionados à área na região Produção e Norte. Buscamos o fortalecimento do sistema de saúde, com a criação de modelos mais eficientes de gestão e desenvolvimento de novas tecnologias e processos, a partir das patentes e das startups que estão participando do nosso programa de incubação, o Apollo. Esse programa permite que as empresas recebam todo suporte para que possam chegar a comercializar os produtos ou serviços logo mais no mercado”, afirmou a gestora, mencionando, ainda, os impactos do projeto para a contribuição nos ODS 3 (saúde e bem-estar) e 17 (parcerias e meios de implementação) propostos pela Organização das Nações Unidas.

A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, destacou a necessidade de aprofundar o conhecimento e pensar novas soluções na área da saúde para o futuro. “A inovação cresce em todas as suas dimensões e a saúde, em especial, tem ganhado uma velocidade enorme, exigindo de nós novos conhecimentos e perspectivas. Estamos empenhados em fazer avançar mais e mais a formação e melhorar a qualidade de vida de toda a população. Tudo isso perpassa por espaços como esse de interação, de trabalho em conjunto, de colaboração, de percebermos que juntos podemos fazer muito mais”, salientou a reitora.

A secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, participou do encontro de forma virtual. Ela destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos ecossistemas regionais por meio do Programa Inova RS na busca de se ter cada vez mais um estado melhor para se viver. “Isso depende de diversos aspectos e a inovação é transversal a tudo isso. A área da saúde é estratégica, pois já temos uma competência instalada no estado e isso se deve às universidades de excelência que formam cérebros qualificados para atuarem nessa área, se relacionam com as empresas que estão aqui instaladas, além da relação com toda a pesquisa em desenvolvimento que já temos tradição no nosso estado”, pontuou a secretária.

Hacka Inova Saúde
A segunda parte do Meetup Inovação em Saúde reuniu alguns participantes da primeira edição do Hacka Inova Saúde, que compartilharam as experiências e ações desenvolvidas. Participaram do painel a representante da equipe vencedora da primeira edição do evento e gerente do Hospital São José, de Sertão, Lúbia Tamires Rintzel, o diretor do Hospital Cristo Redentor de Marau, Marcelo Borghetti, a representante da secretaria de Saúde de Passo Fundo, Josiane Oligini, e os professores Dra. Ana Carolina de Marchi e Me. Jeangrei Veiga. A mediação foi feita pela coordenadora do Inova RS e recém empossada secretária de Inovação de Passo Fundo, Barbara Fritzen.

A segunda edição do Hacka Inova Saúde já tem data para acontecer: será nos dias 27 e 28 de novembro. Mais informações serão divulgadas em breve.