Pesquisa e Inovação

UPF Parque apresenta Programa Associadas

16/11/2022

16:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Nova iniciativa que visa fortalecer o ecossistema UPF Parque foi apresentada nesta quarta-feira, 16 de novembro, na abertura da Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo começou com novidades na Universidade de Passo Fundo (UPF). Na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, o UPF Parque lançou o Programa Associadas, iniciativa que visa a integração, o fortalecimento e crescimento do ecossistema por meio da inovação aberta. O novo Programa possibilita que empresas se associem ao ecossistema do UPF Parque, participando e interagindo de todas as ações realizadas por qualquer um dos atores.

De acordo com a Head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque Cassiane Chais, as empresas associadas poderão se conectar em eventos e projetos em conjunto com a Universidade. “Essas empresas vão estar conosco, desenvolvendo projetos junto com estudantes, com professores, funcionários da Instituição. A ideia é que associadas, residentes e incubadas consigam juntos promover, quem sabe, novos eventos e novos negócios em conjunto”, explicou.

A ideia, segundo Cassiane, é que as empresas utilizem os espaços promovidos pelo UPF Parque para troca e conexão. “Queremos que os atores se apropriem do que o colega está desenvolvendo na sua empresa e pense de que forma a minha empresa pode se conectar com essa solução ou de que forma minha solução pode ajudar o colega. Nós, do UPF Parque, nada mais somos do que um ator que ajuda as empresas a se conectarem e a utilizarem essas ferramentas em prol dos seus negócios”, completou. 

Já no lançamento, sete empresas estão associadas: Robustec, Drone Kids, Agrofinder, Umentor, Robomind, Code Script e Grão Rural Digital. Com mais de 20 anos, a Robustec, com sede em Vila Maria, atua na fabricação de implementos e acessórios avícolas, agrícolas, rodoviários e náuticos. Coordenador de Engenharia de Produto e P&D na empresa, Cassio Schoeninger conheceu a atuação do UPF Parque por meio de um evento que participou, encantou-se com a proposta e levou para a empresa a ideia de se tornar uma associada. “A ideia de nos tornarmos sócios é realmente participar de um ecossistema de inovação. A empresa está buscando ser reconhecida como uma empresa inovadora e percebemos no UPF Parque um ecossistema fantástico para dar uma velocidade maior a esse processo”, contou. 

“Empreender é um comportamento”


A primeira atividade que uniu associadas, residentes e incubadas foi o workshop Integração Lego Serious Play. Ministrado pelo facilitador Luciano Quito, o workshop é um processo estruturado para repensar e trazer melhores resultados para os negócios. O método Lego Serious Play foi criado com o propósito de incentivar a participação, além de promover mais engajamento e mais comprometimento para implementação das soluções. Está fundamentado em extensa pesquisa nas áreas de negócios e estratégia, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, e baseia-se no conceito de “conhecimento das mãos”. “Brincar com blocos pode despertar a criatividade. Empreender é um comportamento. Então, construam, e a partir dessa construção, vamos necessariamente falar de comportamento empreendedor, para trazer uma nova perspectiva e potencializar nossos negócios”, provocou o facilitador. 

Seja uma empresa associada

O Programa Associadas terá fluxo contínuo de entrada, ou seja, ao longo de todo o ano, empresas poderão participar. O Programa é voltado a empresas que queiram estar conectadas e interagindo com todo o ecossistema, sem residir no UPF Parque. Podem se associar startups em qualquer fase de maturidade; e empresas ou entidades públicas ou privadas de todos os portes. 

Entre os benefícios de fazer parte do ecossistema do UPF Parque estão a articulação da organização com as competências da Universidade capazes de solucionar os desafios corporativos; o apoio do Parque na organização de eventos, e participação especial em eventos da empresa, além de feiras de inovação; aproximação e oportunidade de aceleração por meio de investimentos de aceleradoras, investidores anjo entre outros; Selo UPF Parque, com descontos em programas e serviços da Universidade e na locação de espaços como a Arena UPF Parque e auditórios da Universidade;  e ainda a  conexão com agências de fomento e instituições bancárias que investem em projetos de empreendedorismo e inovação. 

Conheça mais sobre o UPF Parque no site.