Extensão

UPF oferta treinamento on-line gratuito para Olimpíada Brasileira de Informática

29/05/2020

11:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está oferecendo um treinamento on-line gratuito para a XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Destinada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Superior, a atividade contempla capacitação em pensamento computacional e linguagem de programação para qualquer estudante interessado em participar da OBI.

A iniciativa é desenvolvida pelo projeto de extensão “Z-Coders: capacitando novas gerações de programadores”. Para o treinamento, não é exigido nenhum conhecimento prévio de programação. Os participantes aprenderão sobre a linguagem de programação Python.

A preparação acontecerá por meio de encontros via Google Meet. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta entrar na sala virtual. Serão quatro encontros, totalizando 12 horas de treinamento. As atividades ocorrerão nos dias 03, 05, 10 e 12 de junho, das 14h às 17h. Mais informações estão disponíveis aqui.

A OBI
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. A OBI objetiva despertar nos estudantes de Ensino Médio o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, a ciência da computação) através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Também podem participar alunos do quarto ano do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Superior.

Na OBI, os participantes são desafiados a resolver problemas simples, através do desenvolvimento de programas de computador, com uso de uma linguagem de programação (Python, Java, C, C++, entre outras). A UPF é sede da OBI na região há vários anos, com participação de seus alunos com excelentes resultados, inclusive na final nacional.

Todas as etapas da OBI são realizadas em Passo Fundo. Esse ano, devido a pandemia de COVID-19, a prova de primeira fase será on-line e poderá ser feita em casa. Mais detalhes podem ser encontrados neste link.