Geral

UPF integra o 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água

12/03/2019

18:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Painel contou com a presença do professor Dr. Pedro Escosteguy, que versou sobre o manejo para solo produtivo e fertilidade química do solo

A Expodireto Cotrijal 2019 foi palco do 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água nesta terça-feira, dia 12 de março. O evento, promovido pela UPF em parceria com outras instituições contou com a explanação do professor Dr. Pedro Escosteguy, que versou sobre manejo para solo produtivo e fertilidade química do solo para produtores rurais, estudantes e pesquisadores da área.

Em sua explanação, Escosteguy destacou a importância da utilização de calagem, fósforo e matéria orgânica no perfil do solo com plantio direto. Segundo ele, alguns fatores são fundamentais para que o plantio direto seja um efetivo componente do sistema conservacionista. “É preciso uma boa análise de solo, boa amostragem, boa interpretação de análise e seguir as recomendações da pesquisa, adotando práticas que estejam relacionadas com os preceitos de um bom plantio direto, como cobertura de solo, sistema de rotação de culturas, diversidade de culturas e adubação a taxas variadas”, orientou ele. 

A mesa de debates também incluiu outros pesquisadores na área, entre eles Pedro Selbach, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Jean Minella, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); além do produtor rural da cidade de Ajuricaba, no Rio Grande do Sul, Marcos Fridrich.

O evento, além de debates e informações, também prestou uma homenagem a agricultores e técnicos conservacionistas do solo e da água.

Fórum
O 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água foi uma promoção da UPF em parceria com a Unicruz, a CCGL, a UFSM, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O evento conta ainda com o apoio da Alfa, Cotribá, Instituto Federal Farroupilha, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Embrapa Trigo e UFRGS.