Pesquisa e Inovação

UPF inscreve para mestrado e doutorado em Bioexperimentação

03/04/2019

14:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Profissionais com graduação em ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde e áreas afins já podem se inscrever para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo (PPGBioexp/UPF). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de maio, pelo site upf.br/ensino.

A bioexperimentação possibilita o desenvolvimento de pesquisas sob orientação e critérios científicos e a qualificação de atividades vinculadas à docência, à pesquisa e à prestação de serviços ou no setor produtivo. São oferecidas 20 vagas para o curso de mestrado e 12 vagas para o curso de doutorado do PPGBioexp, com ingresso em agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação é um elo entre profissionais da área das ciências da vida e contribui para o desenvolvimento da saúde animal, saúde humana, além da produção e qualidade de alimentos. O Programa fomenta o desenvolvimento de importantes segmentos socioeconômicos das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul, principalmente aqueles relacionados ao agronegócio, à educação e à saúde.

Linhas de pesquisa

A área de concentração do programa é “Bioexperimentação em Medicina Veterinária” e as linhas de pesquisa envolvem três áreas: Biopatologia; Microbiologia e imunologia; e Produção animal.

A microbiologia e a imunologia compreendem áreas de estudo em que se observam grandes avanços e transformações das ciências médicas. Entender como o microbioma, composto por vírus, bactérias, fungos e parasitas, se relaciona com os diferentes seres vivos na saúde e doença será fundamental para identificar a etiologia, compreender a patogenia e estabelecer novos métodos de diagnóstico, controle e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Nessa linha de pesquisa, se agregam projetos que visam ao estudo da etiopatogenia, epidemiologia, desenvolvimento de métodos de diagnóstico e novas vacinas para o controle e profilaxia de patologias nas diferentes espécies animais, incluindo a espécie humana.

A biopatologia estuda os processos fisiológicos e patológicos que afetam os indivíduos, independentemente da etiologia e da espécie envolvida. A linha contempla projetos relacionados ao estudo dos processos fisiológicos e patológicos decorrentes da exposição a agentes químicos em geral, microbiológicos, ou ainda de origem genética, que acometem os organismos vertebrados em geral.

A produção animal contempla todos os processos relacionados à produção de alimentos saudáveis, além de estudos na área de genética e melhoramento, nutrição e sanidade, técnicas de manejo e bem-estar, e processos e procedimentos relacionados ao processamento dos produtos destinados ao consumo humano. Nessa linha de pesquisa, serão inseridos os projetos vinculados ao estudo dos processos envolvidos na produção animal desde a genética, seleção e criação, até a obtenção dos produtos deles derivados.