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UPF sediará o maior evento científico de informática na educação do Brasil

18/11/2022

08:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Depois de mais de uma década, Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2023 ocorrerá na Instituição

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Em 2023, ele será realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), numa parceria com a Prefeitura Municipal.

A organização do CBIE está a cargo do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF e da Secretaria Municipal de Educação.

Iniciado em 2019 com a Base Nacional Comum Curricular, este processo de destaque do papel das tecnologias digitais ganha força e, mais do que isto, premência nas discussões relacionadas à educação. Para o coordenador geral do evento, professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, a trajetória da UPF e de seus pesquisadores na área de informática educativa, seja no Grupo de Pesquisa em Cultura Digital ou nos programas de pós-graduação, a credenciaram para receber o CBIE.

Professor Adriano Canabarro Teixeira está em Manaus, onde participa do CBIE 2022 junto com as professoras Dra. Anarosa Alves Franco Brandão (USP) e Dra. Andreza Bastos Mourão (UEA). Os três coordenam a 11ª edição do Congresso

A temática do Congresso será “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”. Segundo Teixeira, a escolha tem por objetivo antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. “O segundo eixo do documento orientador das discussões do Plano trata especificamente da constituição de uma proposta de Escola que tem na tecnologia, de modo especial, um elemento de qualificação da Educação. Tal reconhecimento marca um processo inédito de consideração do papel e da importância dos recursos tecnológicos digitais para o enfrentamento dos desafios imputados à educação brasileira”, comenta.
 
Entretanto, de acordo com o docente, é preciso que, mais do que referências em documentos oficiais, a pauta da formação de professores, do desenvolvimento de tecnologias sociais, das políticas públicas, da falta de articulação da academia em seus diversos níveis e o cotidiano da educação e do distanciamento da pesquisa dos espaços e tempos da educação formal e, principalmente, da educação básica, sejam trazidas para o fórum privilegiado do CBIE a fim de que se possam colaborar no processo inevitável de qualificação da educação por meio de tecnologias educacionais.