Pesquisa e Inovação

UPF e Stara celebram cinco anos de parceria

27/03/2023

09:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Consolidação das ações conjuntas é mostrada em números: 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da empresa são oriundos de estágios e da formação desenvolvida na Universidade

Em abril de 2018, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Stara firmaram uma parceria até então inédita. A partir daquele momento, a empresa, que tem como missão ser pioneira em soluções inteligentes para o agronegócio, contaria com uma unidade instalada no UPF Parque Científico e Tecnológico, responsável pelas ações de inovação da Universidade. Cinco anos depois, cerca de 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da empresa são oriundos de estágios e da formação desenvolvida no UPF Parque, em um espaço físico que conta com 120 m² e com colaboradores que interagem diariamente com estudantes, funcionários e professores da Instituição, configurando assim, uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região.

Durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, UPF e Stara realizaram um encontro para celebrar essa parceria que vem trazendo resultados para ambas as partes e projetar novas ações em conjunto. O acordo prevê o desenvolvimento de softwares inovadores para a Telemetria Stara, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), interligando e transformando dados em informações valiosas para a gestão das propriedades rurais. No UPF Parque, com a ajuda de estagiários do curso de Engenharia de Computação, a empresa encontra soluções e melhorias para processos, ferramentas e novos aplicativos, tanto para o público interno quanto para os clientes. 

Egresso do então curso de Sistemas de Informação da UPF, o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Paim Buss, explicou que, além do grande objetivo de captação de talentos para a empresa, um dos motivos de a Stara estar dentro da Universidade é o desenvolvimento de softwares para as áreas de telemetria e apps para smartphones. “O StaraLab hoje é a nossa fonte de desenvolvimento de dados para essas plataformas. Esse tipo de software requer conhecimentos avançados em programação e a Stara encontrou uma forte parceria na área da computação e também na área de engenharia elétrica, que compõem essa equipe”, pontuou.

O diretor destacou o DNA inovador da Universidade, que vem ajudando a empresa a fazer tecnologia no Brasil e a gerar PIB. “Assim como a Stara, que tem no seu DNA a evolução constante, a UPF vem, nesses cinco anos, nos ajudando a atender nossas demandas, trazendo novas soluções para o mercado. É uma relação em que todos ganham, mas quem mais ganha é o estudante, que tem uma capacitação ainda melhor e pode aplicar isso no seu dia-a-dia de trabalho”, comentou. 

Entre as propostas para ampliar esta parceria, está a realização de um curso de Mestrado in company, que deverá ser pensado nos próximos meses. Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a UPF busca estar atenta a empresas que, assim como a Stara, têm um trabalho sério, com o objetivo de aproximar a academia dos problemas reais. “Nós precisamos nos entender como elos dessa cadeia, e esse resultado do trabalho desenvolvido com a Stara nos dá ainda mais alegria em podermos trabalhar juntos. Essa parceria significa muito e reflete um novo modelo que a UPF vem desenvolvendo nos últimos anos com mais força. Vamos dar continuidade a essa parceria e estamos dispostos a outras tantas. Para nós, o melhor é ver o resultado dessas parcerias”, disse. 

Head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado no UPF Parque, Cassiane Chais atuou na aproximação com a pacercia. Atualmente, são dez projetos em andamento nas áreas de agronegócio, indústria criativa (prestação de serviços e varejo), saúde, educação e tecnologia. “O UPF Parque é uma porta de acesso para que empresas possam se conectar com o conhecimento, a pesquisa e a prestação de serviços”, ressalta a gestora do parque, Teofanes Foresti Girardi. Ela relata a importância da parceria com a multinacional, ao proporcionar eventos, oportunidades de conexão e também de networking com outras empresas do ecossistema da UPF.