Universidade

UPF e Cotrijal: parceria promove formação sobre carreira e inovação

07/03/2024

09:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Cotrijal são parceiras há décadas e essa parceria pode ser vista tanto nos profissionais que atuam na empresa, quanto nos espaços de formação que são realizados em conjunto. Exemplo disso foi a atividade realizada nessa quarta-feira, 06, na Arena Agro Digital na Expodireto, que reuniu um time de líderes da empresa Cotrijal para um encontro sobre carreira e inovação.

A formação foi realizada pelo professor da UPF, Anderson Neckel. Segundo ele, a abordagem levou em consideração questões atuais, dados importantes do mercado de trabalho e apresentou dicas para impulsionar a carreira por meio da inovação. “O objetivo foi falar sobre a importância que a inovação tem para a carreira profissional de qualquer pessoa, tanto dentro das empresas como fora delas, mostrar como podemos utilizar a tecnologia para o desenvolvimento pessoal, para pensar diferente e achar novos caminhos, novas possibilidades dentro e fora da organização e poder propor isso para os liderados”, explicou.

Conforme Anderson, 84% das empresas têm dificuldade para contratar profissionais e que, parte dessa demanda, tem relação com a qualificação. O professor ressaltou que as empresas estão buscando, nas mais diversas áreas, profissionais que tenham uma boa base de formação e que estejam abertos a uma formação continuada.

Neste sentido, Neckel destacou que a inovação permite a identificação de novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, expandindo as possibilidades profissionais. Para ele, novas ideias e abordagens inovadoras podem levar a projetos empolgantes e colaborações com impacto significativo. “Profissionais inovadores têm uma vantagem distinta no mercado, demonstrando adaptabilidade e soluções criativas para desafios complexos. A capacidade de inovar destaca-se como um diferencial valioso, atraindo reconhecimento e oportunidades de liderança. Assim, a busca pela inovação promove o desenvolvimento contínuo, incentivando o aprimoramento de habilidades, ampliação de conhecimentos e construção de uma mentalidade voltada para o progresso. A inovação impulsiona o crescimento profissional, levando a conquistas desafiadoras e realizações gratificantes”, observou.

Durante o encontro, o professor também ressaltou que, em um mercado em constante evolução, é essencial estar sempre atento às mudanças e tendências. “Busque desenvolver habilidades que estejam alinhadas com as demandas atuais e futuras, mantendo-se aberto para aprender e se adaptar. A flexibilidade e a capacidade de se reinventar são aspectos fundamentais para navegar pelas transformações do mercado de trabalho com sucesso”, pontuou aos participantes.

Simone Rohrig, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Cotrijal, explica que a atividade foi uma forma de chamar os líderes dentro do programa TEIA e oportunizar uma capacitação. “É o programa que vai fazer o elo entre o DHO, que é uma unidade corporativa de desenvolvimento humano e organizacional com a unidade, com a filial, que está lá atuando em 53 municípios e que fica longe aqui do corporativo. E esse TEIER, como chamamos, vai fazer a ponta entre o DHO e o gestor de pessoas lá da unidade”, comenta.

Conforme Simone, o programa busca capacitar gerentes, coordenadores administrativos, operacionais e de lojas para apoiar ele na gestão de pessoas. “Queremos deixar eles encorpados em atividades que até então eram feitas pelo corporativo e que agora os gestores vão ter eles como um suporte qualificado, tirando o peso do gestor, mas de uma forma bem qualificada”, disse.

Ela pondera que a escolha do tema da inovação em carreira, levou em consideração o momento do mercado e a importância da qualificação permanente. “Buscamos proporcionar um momento de refletir sobre carreira e inovação aqui na Expodireto Cotrijal, em especial aqui dentro da Arena Agrodigital, que é um palco de inovação. A UPF é uma grande formadora de pessoas na Cotrijal, e nós temos um carinho especial pela UPF, porque eu sou filha da UPF. A área de agronomia da Cotrijal, gestor principal, vem de um egresso da UPF e quantos profissionais nós formamos, quantos pesquisadores têm na UPF que também nos apoiam no dia a dia. Então, chamar um professor da UPF faz todo o sentido para nós e principalmente para esse grupo de líderes”, ressaltou.