Ensino

UPF atende quase 500 estudantes nos projetos Aulas de Apoio e Aluno Apoiador

20/11/2019

19:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Balanço do ano de 2019 foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro

Os dados dos atendimentos realizados pelos projetos Aulas de Apoio e Aluno Apoiador foram apresentados nesta quarta-feira, 20 de novembro, pelo Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (Saes/UPF), ligado à Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD). Um projeto que compartilha conhecimentos e as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos apoiadores auxiliam os estudantes que têm dificuldades de aprendizagem ou com deficiências. 

Em 2019, o projeto realizou, até o momento, 478 atendimentos em 156 disciplinas apoiadas. Só neste segundo semestre, foram 326 alunos apoiados em 70 disciplinas de 32 cursos, que contaram com o auxílio de 113 alunos apoiadores bolsistas e voluntários. “Dentro do Aluno Apoiador temos o projeto Aulas de Apoio e as oficinas gratuitas, que contaram com 22 turmas neste ano. Temos demandas todos os anos, todos os semestres, especialmente, nos períodos próximos às provas. Também contamos com 10 professores apoiadores de áreas diferentes, que auxiliam os alunos apoiadores na elaboração e estudos para os alunos apoiados”, informou a coordenadora dos projetos Aulas de Apoio e Aluno Apoiador, Me. Caroline Matiello Vaz.

A iniciativa é importante para quem está sendo apoiado, mas também é enriquecedor para o aluno que é apoiador. “É um projeto extremamente enriquecedor, permitindo com que a gente se aproxime de outros estudantes que estejam em dificuldade com determinada matéria. Isso me abre várias possibilidades, de ensinar, identificando o melhor método para compreensão do outro acadêmico e me colocando à disposição para ensinar aquilo que aprendi durante o semestre ou em uma disciplina. Permite ainda que eu revise o conteúdo e reestude também. Aprendo tanto quanto eles”, revelou a aluna apoiadora voluntária, Laura Dalmolin Vanzin, de 19 anos, acadêmica do quarto nível do curso de Direito. 

E a Instituição tem um apreço muito especial por este projeto. “O projeto Aluno Apoiador tem o propósito de garantir as condições necessárias para aprendizagem, sejam elas na sala de aula ou fora dela, por meio do projeto. O importante é que a Universidade está comprometida com a aprendizagem do nosso estudante viabilizando formas de ensino distintas e menos complexas”, salientou o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, revelando que este é um dos projetos com grande relevância para a Instituição. “Este é a menina dos olhos da Universidade. Temos um apreço porque ele está vinculado a nossa missão, de ensinar e de garantir uma boa aprendizagem e condições de ensino, pesquisa e extensão. Apostamos muito nele, porque ele atinge o nosso principal público que são os estudantes”, destacou o vice-reitor.

O evento, que foi realizado no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), contou ainda com a participação do Diego Rodrigues, representando o Saes, bem como a presença de acadêmicos e professores envolvidos no projeto.

Os estudantes que desejam solicitar aulas de apoio podem entrar em contato aqui ou no Saes, que está localizado no prédio da Biblioteca Central, campus I. Os acadêmicos interessados em ser um aluno apoiador também devem entrar em contato com o Saes. Informações pelo telefone (54) 3316-8256.