Vestibular

UPF abre inscrições para o Vestibular Complementar de Verão 2020

26/11/2019

09:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Candidatos poderão optar por diferentes datas para realizar a prova única de redação em Passo Fundo e na estrutura multicampi

Quem ainda não garantiu sua vaga em um dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) tem, a partir desta semana, uma nova chance. É o Vestibular Complementar, que está com inscrições abertas para o ingresso no primeiro semestre de 2020 no Campus I, em Passo Fundo, e também nos campi de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.upf.br até o dia 12 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$40,00.

A seleção dos candidatos será realizada com prova única de redação ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Enem. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar qual a opção desejada. Caso opte por fazer a prova de redação no Campus I, em Passo Fundo, o candidato poderá escolher, também no momento da inscrição, uma das três datas: 19 de dezembro, 16 de janeiro de 2020 ou 13 de fevereiro de 2020. 

Já na estrutura multicampi, a prova de redação poderá ser realizada nos dias 28 de novembro, 5 de dezembro, 12 de dezembro, 9 de janeiro, 16 de janeiro, 23 de janeiro, 30 de janeiro, 6 de fevereiro e 13 de fevereiro de 2020. O candidato também deverá indicar a data escolhida no momento da inscrição. 

Bolsas e descontos
Assim como no Vestibular de Verão, neste processo seletivo complementar, a UPF oferece uma série de benefícios. Entre eles, está o Programa de Incentivo ao Conhecimento, que prevê descontos de 20% em todo o curso a todos os ingressantes com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou então, 30% de desconto em todo o curso, para os estudantes que optarem por contratar Crédito Universitário, independentemente do limite de renda. 

Quem também tem desconto são os candidatos com mais de 35 anos, que se beneficiam pelo programa Recomeçar Plus. Nesse caso, os candidatos que ingressarem por meio do programa recebem um desconto de 50%, não cumulativo com outros benefícios.
Ainda, a Instituição oferece a Bolsa FUPF, que prevê descontos de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B ); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); e Serviço Social (B).

A relação de cursos oferecidos neste Vestibular Complementar e todas as informações sobre o processo seletivo e os descontos também estão disponíveis no site vestibular.upf.br

Por que estudar na UPF?

Com mais de 50 anos de história, a UPF é reconhecida por sua tradição e pela qualidade do ensino oferecido aqui. Só para se ter uma ideia, já são mais de 80 mil profissionais formados pela Instituição, que hoje atuam em vários lugares do estado, do país e até do mundo.
Mas não é apenas isso. Em um universo tão grande como esse, existem muitas possibilidades que vão além da sala de aula e que fazem da Instituição uma das melhores do estado e do sul do Brasil. Conheça alguns deles e descubra por que estudar na UPF:

1- Pelo mundo
A UPF mantém convênios com 71 instituições estrangeiras em 20 países. Isso permite que acadêmicos e professores tenham a possibilidade de viver a experiência de um intercâmbio. O que, além da troca de experiência, também gera conhecimento e a realização de trabalhos conjuntos, tanto na área de graduação quanto na pós-graduação.

2- Viagens técnicas e de estudo
Por falar em viagens, é muito comum os professores dos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, organizarem viagens técnicas e de estudo. Afinal, muita coisa acontece fora da sala de aula. E ver na prática faz toda a diferença para uma boa formação. 

3- Serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho
Por meio do Projeto Parceria, Educação e Trabalho (Propet), a UPF faz uma ponta entre acadêmicos que estão em busca de vagas de estágios e empresas com vagas abertas. Essa relação ocorre, inclusive, em oportunidades efetivas de emprego. Tudo feito on-line.

4- Acesso à maior rede de inovação do norte do RS
Para quem gosta de inovação, a UPF tem a rede de inovação Conecta UPF. Nela, estão congregados diferentes setores que buscam promover a inovação tecnológica, gerando valor para a sociedade, para as empresas e para a Universidade.

5- Infraestrutura
Um ensino de qualidade passa por uma infraestrutura à altura. E é por isso que, entre os motivos para estudar na UPF, estão os mais de 450 laboratórios e salas de ensino prático-experimental. Neles, os acadêmicos têm contato com o dia a dia de um profissional, experimentando o conhecimento na prática e enriquecendo sua formação.

6- Possibilidade de cursar disciplinas em diferentes cursos
Outro motivo para estudar na UPF é a possibilidade de cursar disciplinas em mais de um dos 60 cursos oferecidos. São as chamadas disciplinas isoladas. Nessa modalidade, o acadêmico pode experimentar um pouco da rotina de outra profissão ou aprimorar sua formação, agregando conhecimentos oriundos de um curso ou área diferente.

7- Acervo bibliográfico
A UPF ainda oferece acesso ao maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte do estado. São mais de 430 mil exemplares, disponíveis em 10 bibliotecas, em toda a estrutura multicampi. Assim, os acadêmicos têm acesso ao que há de mais atualizado em literatura científica, assim como clássicos e novidades literárias.

8- Relação com a comunidade
Para completar, um ótimo motivo para estudar na UPF é a relação próxima que a Instituição tem com a comunidade. Seja desenvolvendo projetos de extensão, seja oferecendo serviços importantes. Fundamental para a comunidade, essa relação é também essencial para os estudantes, que se tornam cidadãos éticos e preparados para as transformações sociais.