Universidade

Universidade apresenta potencial da Conecta UPF a vereadores de Passo Fundo

11/05/2021

18:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Encontro foi realizado nesta terça-feira, 11 de maio, no módulo III do UPF Parque

A missão da Rede Conecta UPF é promover a inovação tecnológica gerando valor para a sociedade, empresas e Universidade de Passo Fundo (UPF). E na manhã desta terça-feira, 11 de maio, vereadores de Passo Fundo puderam conhecer de perto todo esse potencial e estrutura de inovação da maior instituição de ensino superior do Norte do Rio Grande do Sul. A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF apresentaram aos representantes do poder legislativo as dependências físicas, a infraestrutura e as empresas vinculadas à Rede Conecta UPF. A visita ocorreu no Módulo III do UPF Parque, no campus I, respeitando todas as medidas de proteção contra a covid-19.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio Silva, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, e o coordenador da Rede Conecta UPF, professor Dr. Maciel Donato, além do presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, recepcionaram e deram as boas-vindas ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, vereador Rafael Colussi, e os também integrantes da Mesa, vereadores Janaína Portella, Michel Oliveira e Giordani Krug, bem como o vereador Rodinei Candeia, que também é membro do Conselho Fiscal da FUPF.

Durante o encontro, o professor Donato apresentou a Rede Conecta UPF, que juntamente com o Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), a incubadora de empresas, a Agência de Inovação e os laboratórios de múltiplo interesse de várias áreas atuam de forma integrada, potencializando a inovação tecnológica na região Norte do RS, englobando atividades como: proteção da propriedade intelectual, projetos de pesquisa colaborativa (UPF-Empresa), interação universidade-empresa, licenciamento de patentes, pré-incubação e incubação de empresas, atração e residência de empresas no Parque, análises laboratoriais, entre outras ações.

Os vereadores também conheceram um pouco mais sobre a pujança do UPF Parque, que abrange três módulos dedicados a promover a inovação por meio da interação entre empresas e Universidade. Além disso, empresários associados e residentes do local como Splora, Stara, Inel Indústria e Agrare compartilharam as suas experiências, desenvolvimento e crescimento por meio dessa interação.

Para a reitora da UPF, desenvolver o pensamento inovador é um dos pontos centrais, por meio da união de esforços entre as instituições para fazer mais e melhor em prol do desenvolvimento humano, social e econômico. Além disso, a reitora colocou a Universidade à disposição para pensar em alternativas que vão ao encontro desse objetivo. O presidente da FUPF destacou a importância da ampliação de parcerias com a iniciativa pública e privada, por meio de um diálogo próximo, bem como o compromisso da Instituição com o desenvolvimento regional, por meio de todas as potencialidades que uma Universidade oferece.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Rafael Colussi, também enfatizou a importância dessa aproximação da Câmara de Vereadores com a UPF, destacando toda a inovação e potencial dentro da Universidade. O vereador Candeia salientou a potencialidade que a conexão entre as instituições e o envolvimento com o poder político traz para a inovação, salientando a vocação agrícola de Passo Fundo e região, enfatizando a importância da criação de Parque Tecnológico do Agronegócio, que já está em tratativas e conta com o apoio de diversas empresas e instituições como a UPF.

Para saber mais sobre a Rede Conecta UPF, acesse www.upf.br/conecta.