Universidade

Uma nova forma de se conectar

16/10/2019

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Com uma estrutura moderna e equipe qualificada, a UPFOnline surge para gerir as ações e as políticas da modalidade EaD da Instituição

Em um novo espaço, com infraestrutura renovada e modernos equipamentos para atendimento à comunidade acadêmica, a Divisão UPF Online foi apresentada na manhã desta terça-feira (15) junto à Reitoria e aos diretores de Unidades

O espaço é composto por um auditório, sala de reuniões, duas salas de tutoria, três salas de videoconferência, sala de trabalho, sala de convivência, além de um estúdio para gravação e editoração de vídeos, os quais possuem equipamentos de videoconferência de última geração, dentre eles o Cisco Sparkboard, um quadro branco digital e interativo que possibilita ao professor compartilhar em tempo real o conteúdo com seus alunos.

Cabe ressaltar, ainda, que a UPF Online contempla em seus espaços físicos, as salas do Centro de Interação Virtual da Pós Graduação (CIVPG), cujos equipamentos foram adquiridos com recursos obtidos através do Edital FAPERGS/CAPES 03/2018, viabilizando, assim, a participação de professores de outras instituições em bancas de defesas dos programas do stricto sensu através de videoconferências.

De acordo com o coordenador, Dr. Roberto Rabello, as ações para a ampliação da Educação a Distância na instituição iniciaram a partir do credenciamento pleno da Universidade para a modalidade, oficializado com a publicação da portaria nº 49 de 22 de janeiro de 2013 no Diário Oficial da União. Conforme o docente: “Frente a isso, em 2015, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), em parceria com a até então UPF Virtual, ofertou o primeiro curso de pós-graduação na modalidade a distância: o MBA em Gestão e Governança em TI, que objetivou atender à demanda crescente das organizações e às necessidades regionais, oferecendo uma qualificação aos gestores na área de Tecnologia da Informação. 

A UPF Online atuará dando apoio aos docentes no desenvolvimento de projetos vinculados à Educação a Distância, incluindo as ações de  assessoria pedagógica e metodológica do design instrucional na elaboração e configuração de disciplinas semipresenciais, de cursos de pós-graduação e extensão a distância; gravações de videoaulas e produção de materiais didáticos, realização de videoconferências e transmissões, formação continuada da comunidade acadêmica para esta área educacional em expansão. Para isso, a divisão conta com uma equipe multidisciplinar qualificada, formada por Roberto Rabello (coordenador), Daniel Dias (analista em EaD), Rafaela Bohrz (designer instrucional), Rita Ritzel (assistente em EaD), Teofanes Foresti (designer), Thomas G. Battezini (designer), Luciane Bordignon (assessoria pedagógica) e Deisi Fanfa (produção e edição de vídeos).

Como acessar o serviço

A comunidade acadêmica pode ter acesso aos serviços da UPFOnline realizando o agendamento por meio do e-mail online@upf.br ou então pelo telefone (54) 3316-8254.