Ensino

Um semestre desafiador e professores preparados

03/08/2020

20:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Semana de formação docente promove reflexões e debates sobre a prática em sala de aula e os desafios da atualidade

A pandemia da Covid-19 mudou completamente a realidade de todos os setores e um dos mais afetados foi o ensino superior. O novo momento fez com que as relações já estabelecidas fossem alteradas, bem como exigiu novas relações, ações e metodologias. Pensando em oportunizar aos professores reflexões, ferramentas e experiências para o início do segundo semestre, a Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início na noite desta segunda-feira (3), a Semana de Formação Docente. O encontro online ocorre até o dia 7 de agosto, por meio da plataforma Google Meet. Na abertura, os novos coordenadores, que atuarão à frente dos cursos de graduação, especialização e áreas, foram empossados.
 
A reitora da Universidade, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do momento para dar início ao segundo semestre letivo. Em sua fala, ressaltou que, apesar de todas as dificuldades, a Instituição tem buscado se reinventar e crescer. “Estamos aqui com alegria, apesar das dificuldades e das perdas desse momento, porque conseguimos nos reinventar, manter as atividades e continuar oferecendo um ensino de qualidade, diferenciado e que se atualiza. Com mais de quatro meses de trabalho remoto, temos um bom lastro que nos permite um planejamento mais adequado para esse segundo semestre”, pontuou.
 
De acordo com ela, ainda que as atividades voltem a ser de forma presencial, de maneira gradual, é preciso ter em mente que a sala de aula ainda será atípica e que a educação, de modo geral, não será mais a mesma. “Não temos muitas certezas, mas temos a clareza de que estamos buscando, na vivência, nos projetos conjuntos, esse lugar que nos transformará. O momento pós-pandemia será de reconstrução e de novos processos. Tudo que aconteceu nos fez mais fortes e, com certeza, nos faz pensar que precisamos ser mais ativos, criativos e ágeis, firmes na direção certa”, ressaltou.


 
Para os coordenadores reencaminhados aos cargos e aos novos que foram eleitos, a reitora frisou que será um tempo de intensidades. Para ela, todos os empossados hoje farão parte de um momento histórico da Instituição e serão responsáveis pela transformação do ensino e da formação na Universidade.
 
Formação permanente
De acordo com a professora Dra. Eliara Riasyk Porto, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), um dos principais objetivos da Semana é dar suporte para os docentes da Instituição, a partir das demandas vindas de alguns professores e de suas ações em sala de aula. “Nesta oportunidade, os docentes poderão conhecer ainda mais do Núcleo, bem como a UPF Virtual, permitindo uma troca de experiências para que, juntos, possamos chegar ao sucesso. Nesta semana, os professores serão os estudantes, e assim, eles poderão compreender e encontrar a melhor forma de fazer mudanças ou aprimoramentos para a prática realizada em sala de aula”, explicou.
Em sua fala, a coordenadora destacou que a troca iniciada no encontro não acaba nesta semana. “Queremos que esse fluxo permaneça e que possamos, mesmo distantes e mesmo virtualmente, neste momento, permitir que nosso acadêmico receba a melhor formação e que nossos docentes se sintam capacitados e motivados para os novos tempos”, disse.
 
Um dos palestrantes da noite, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Casagranda, apontou sobre os desafios do período e também da superação do corpo docente em encontrar saídas para uma interrupção abrupta do ensino presencial. “Neste próximo semestre, já temos condições de acompanhar de maneira mais próxima a realidade dos nossos acadêmicos, atendendo as expectativas e promovendo uma educação de qualidade. Olhar para trás é importante e nos ajuda a decidir o futuro. A luz disso, vamos refletir e planejar um segundo semestre ainda melhor”, declarou.